Enxaqueca: quem dorme mal sente mais dor, diz estudo
O sono insuficiente é um gatilho para a dor de cabeça ou uma consequência dela? Um estudo recente da International Headache Society mostrou que a relação é bilateral, ou seja, dormir mal funciona como gatilho para as dores de cabeça e as crises na enxaqueca podem dificultar um sono tranquilo.
“Esse artigo mostra a relação que os pacientes sentem na prática. Quando eles dormem mal, eles têm mais dor de cabeça. Mas o sono insuficiente também é um sintoma da própria doença”, diz Tiago de Paula, médico neurologista especialista em Cefaleia pela Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP) e membro da International Headache Society (IHS).
O estudo investigou se o sono insuficiente perturba mais o processamento de sinais nociceptivos (neurônios sensoriais que detectam estímulos nocivos e transmitem informações de dor ao sistema nervoso central) em indivíduos com enxaqueca em comparação àqueles sem enxaqueca. As medições foram realizadas após estimulação elétrica de alta densidade, com potenciais evocados a laser (LEP) e potenciais evocados somatossensoriais nociceptivos (nSEP), medidas objetivas da atividade relacionada à dor.