Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
Saúde

ALERTA: Casos de AVC entre jovens aumentam 45% no Brasil

8 ago 2025 - 11h03
Compartilhar

Muitas pessoas acreditam que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema que afeta somente idosos, mas essa ideia precisa ser desmistificada. Embora o avanço da idade seja um fator de risco, a doença pode atingir qualquer pessoa — incluindo jovens, crianças e até bebês — e tem crescido entre a população mais jovem. No Brasil, os casos de AVC em pessoas com até 49 anos aumentaram quase 45% em 16 anos, segundo o Ministério da Saúde. A Sociedade Brasileira de AVC aponta que o estilo de vida moderno tem elevado os riscos da doença entre os jovens.


O neurocirurgião Dr. Victor Hugo Espíndola alerta que o AVC ocorre quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, podendo levar a sequelas graves e até à morte. “Infelizmente, ainda há uma crença equivocada de que essa é uma doença apenas da terceira idade, mas o AVC pode acontecer em qualquer fase da vida. O mais importante é reconhecer os sinais e agir rapidamente”, explica.


Para facilitar a identificação dos sintomas, existe um método simples baseado na sigla SAMU:

Sorria: peça para a pessoa sorrir. Se um dos lados da face estiver torto ou paralisado, pode ser um AVC.
Abrace: peça para levantar os dois braços. Se um deles cair ou não responder, é um sinal de alerta.
Música: peça para a pessoa repetir uma frase de música. Se houver dificuldade ou a fala estiver embolada, é mais um indicativo.
Urgente: caso um ou mais desses sinais estejam presentes, ligue imediatamente para o 192. Cada segundo conta, pois tempo é cérebro.


Segundo o Dr. Espíndola Ala, agir rapidamente é essencial. “O atendimento nas primeiras horas pode reduzir drasticamente as chances de sequelas e aumentar a taxa de recuperação do paciente”, afirma.

Revista Malu Revista Malu
Publicidade
Seu Terra












Publicidade