Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tumores de ovário podem surgir depois de fertilizações

Compartilhar

Mulheres que passam por estimulação ovariana para produzir óvulos extras para o processo de fertilização artificial têm mais riscos de desenvolver tumores no órgão, segundo divulgou um estudo do Instituto do Câncer Holandês, publicado na revista Health.

Foto: Getty Images

Esse tipo de tumor, conhecido como "tumor ovariano borderline", não é agressivo e tem altas chances de cura, mas demanda cirurgia.

Durante o estudo, foram estudados dados de 19 mil mulheres estéreis da Holanda, que passaram pelo processo de estimulação dos ovários e seis mil que não passaram pelo processo de fertilização artificial. Depois de 15 anos de pesquisas, notou-se que aquelas que se submeteram a quatro ou mais estimulações tinham mais chances de sofrer com os tumores borderline.

"Os dados são claros ao relatar que a estimulação ovariana para fertilização aumenta o risco de desenvolver tumores ovarianos do tipo borderline e os riscos se mantêm elevados por cerca de 15 anos após o ciclo de tratamentos", disse Flora van Leeuwen, líder da pesquisa, que é a favor de as mulheres serem informadas dos riscos do procedimento caso se submetam a vários ciclos de fertilizações.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra