Suar a camisa é sinal de emagrecimento? Médica revela a verdade
Entenda o que acontece com o seu corpo durante a sudorese intensa
Estar em movimento é sinal de empenho quando o assunto é ficar fininho. Melhor ainda quando há esforço contínuo, o que influencia na conquista dos objetivos. No entanto, as dúvidas ainda continuam, por exemplo: suar a camisa perde peso?
Veja se suar a camisa perde peso
"Quando estamos em um ambiente quente ou nos exercitando, o corpo transpira para resfriá-lo. Na verdade, perdemos calorias durante a realização do exercício físico. A intensidade, a duração e o tipo de modalidade determinam quantas calorias são queimadas. O suor é apenas resultado desse processo, mas sem relação com a intensidade do exercício ou da quantidade de calorias queimadas", disse a nutróloga do Vera Cruz Hospital Gisele Figueiredo.
A perda de peso observada por meio do suor corresponde a água e minerais, não gordura. Assim que reidratar com líquidos esse peso retornará. Se a intenção é perder peso, não adianta malhar com roupas pesadas, que geram mais transpiração, o que não é recomendado e pode ocasionar a desidratação.
"Utilizar roupas quentes durante o exercício, pode levar a desidratação, tonturas, mal-estar, fraqueza, câimbras e insolação. A insolação é uma emergência médica e pode incluir sintomas como pele quente e seca, confusão, convulsões e perda de consciência", reforçou Gisele.
Acréscimo
Não é toda queima colarias que resulta em perda de gordura. "A perda de gordura depende de vários fatores, incluindo a quantidade de calorias consumidas em relação às calorias gastas, o tipo de modalidade e a composição da dieta. Para a queima de gordura, é necessário déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que gasta", explicou.
Dica de hidratação
"Uma dica é para se pesar antes e depois do exercício para determinar a quantidade de líquido perdido. Cada 0,5 kg de peso perdido corresponde a aproximadamente 500 ml de água perdida. Se perdeu 1kg durante o exercício, deve beber 1L de água para reidratar-se", concluiu Gisele Figueiredo.