PUBLICIDADE

Secretário de Saúde de Santa Catarina pede exoneração

Governo enfrenta crise após reportagem detalhar fraude na compra e pagamento antecipado por respiradores que nunca chegaram

1 mai 2020 - 13h26
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, pediu exoneração do cargo na noite de quinta-feira, 30. A saída ocorre em meio à crise instalada no governo por conta das suspeitas envolvendo a compra de 200 respiradores da China. No processo de dispensa de licitação, homologado por Zeferino em menos de cinco horas, o estado contratou uma empresa carioca e pagou R$ 33 milhões antecipado pelos equipamentos que deveriam ser entregues no início de abril.

Helton de Souza Zeferin, secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina
Helton de Souza Zeferin, secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina
Foto: Governo de Santa Catarina/Reprodução / Estadão Conteúdo

O caso veio à tona após reportagem publicada pelo site The Intercept Brasil, que detalhou os passos da compra suspeita. A repercussão do assunto já motivou um pedido de CPI na Assembleia Legislativa, aprovado por unanimidade, e a instauração de inquéritos civil e criminal. A Justiça catarinense também determinou o bloqueio dos R$ 33 milhões já pagos nas contas da empresa Veigamed, com sede no Rio de Janeiro.

Em nota, o governo agradeceu os serviços prestados pelo secretário, que comandava as ações para o combate ao coronavírus no estado, e cita avanços na pasta que teriam sido frutos do trabalho de gestão do agora ex-secretário. O novo secretário deve ser anunciado nos próximos dias.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Estado de Santa Catarina tem 2085 casos confirmados de covid-19 e 46 óbitos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade