Conheça os perigos do leite condensado para os dentes

Assim como todos os alimentos ricos em açúcar, o leite condensado não é recomendado a quem deseja ter uma boa saúde bucal

1 fev 2021
16h00
  • separator
2. Receita de pudim de geladeira simples – Foto: Receitas Nota 10
2. Receita de pudim de geladeira simples – Foto: Receitas Nota 10
Foto: Viva Receitas

O leite condensado entrou em voga na última semana por motivos que fogem da esfera alimentícia. Um dos produtos mais requisitados nas receitas de doces, a iguaria agrada muitos paladares – quem resiste, por exemplo, a uma deliciosa torta de limão ou a um pudim de leite condensado?

Origem
O leite condensado é o produto resultante da remoção parcial de água do leite, sendo frequentemente adicionado de açúcar. Surgiu como resultado das experiências do francês Nicolas Appert em 1820, na pesquisa para esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas. Em 1828, o inventor francês Malbec aplicou o método de Appert ao leite fresco de vacas para criar o leite condensado.

O leite condensado, com ou sem açúcar e enlatado, foi muito apreciado no século XIX e início do século XX como alimento infantil, e no período anterior à Primeira Guerra Mundial, antes do advento da geladeira elétrica doméstica, como fonte alternativa ao leite fresco. Na década de 1940, devido à escassez de açúcar in natura, o leite condensado se popularizou, principalmente ao servir de ingrediente para a confecção de sobremesas.

No Brasil, o leite condensado é de grande consumo e mais do que substituir o leite in natura é popularmente muito utilizado na preparação de sobremesas e coberturas de bolos e tortas, além de ser o ingrediente principal do brigadeiro e do pudim de leite condensado.

E os dentes?
Assim como todos os alimentos ricos em açúcar, o leite condensado não é recomendado a quem deseja ter uma boa saúde bucal. O motivo? O risco elevado de desenvolver cáries – as bactérias presentes na boca adoram um açúcar! Mas, calma! Se você não abre mão de um docinho, faça uma higienização completa na boca após consumir a sua sobremesa.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade