Por que a saliva é tão importante para a saúde bucal

Além de avisar que você está com fome, a saliva te ajuda em outras três funções: na digestão, no hálito e na eliminação de bactérias

12 fev 2021
16h00
  • separator
Foto: Pexels

Ela está sempre ali e você quase nunca se lembra dela. Existem coisas que dão água na boca, mas além de avisar que você está com fome, a saliva te ajuda em outras três funções: na digestão, no hálito e na eliminação de bactérias. Por isso é bom cuidar bem dela!

A saliva faz mais do que simplesmente manter a boca úmida - ela ajuda a digerir o alimento, proteger os dentes das cáries, torna possível a mastigação e a deglutição e ainda previne infecções ao controlar as bactérias da boca. Porém, a saliva não consegue combater sozinha todos os males. Por isso a escovação é tão importante!

Muita gente não dá a devida importância para a saliva, porém, ela possui várias funções para a nossa saúde bucal.  Devido à sua viscosidade, a saliva envolve o alimento, lubrificando-o e facilitando sua deglutição e tem a função de proteção – além das proteínas protetoras que revestem a cavidade bucal, há diversas substâncias, como as lisozimas, que combatem bactérias. Além disso, ela possui anticorpos e dissolve o alimento, permitindo que as papilas gustativas identifiquem o sabor.

Além de sua ação antimicrobiana e de auto-limpeza da boca, a saliva tem uma função tão importante quanto essas citadas e que talvez você nem faça ideia. Ela é fundamental para que a gente consiga falar. 

Com ação de lubrificação, a saliva umedece o interior da boca para facilitar a fala. Ela tem um efeito articulador das palavras ao facilitar o movimento da língua sobre a mucosa da boca e dentes.

E quem faz essa função específica é aquela saliva que é produzida em repouso, sem necessidade de estímulos como a mastigação, por exemplo. São as glândulas submandibulares e sublinguais que têm essa função de lubrificação das mucosas e dos dentes através da produção da mucina, substância facilmente encontrado nesses grupos de glândulas.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade