PUBLICIDADE
Logo do

Problemas Comuns

Afinal de contas, existe jeito certo de mastigar?

Quando a pessoa mastiga mais de um lado do que do outro pode haver alteração na arcada dentária

26 fev 2021 16h00
Publicidade
Foto: Pexels

Mastigar é um ato mecânico, automático, que não recebe a menor atenção no dia a dia. Acontece que a maneira de mastigar e o número de repetições é muito importante para que o restante do processo de digestão do alimento seja concluído com sucesso, além de interferir diretamente na saúde bucal.

Quando a pessoa mastiga mais de um lado do que do outro pode haver alteração na arcada dentária, e a região mais afetada é a articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio. Depois de algum tempo sofrendo com a sobrecarga, pode ocorrer inflamação e, consequentemente, dor durante a mastigação e na cabeça. A mastigação correta também é peça-chave na digestão, já que a produção de saliva é mais eficiente.

Dentre os motivos que levam a uma mastigação incorreta estão problemas odontológicos, como má oclusão e mordida cruzada, disfunção da articulação temporomandibular (D-ATM), problemas respiratórios, como rinite e desvio de septo, entre outros.

Para ver se há algum problema, basta fazer o autoexame, que consiste em ficar na frente de um espelho e observar atentamente dois pontos: se um ombro é mais alto do que o outro e se, ao sorrir, o meio dos dentes de cima não está alinhado com o meio da arcada de baixo. Caso haja alteração, procure um especialista.

Confira cinco dicas para mastigar bem:

1 - Na hora, solte os talheres e preste bem atenção no ato
2 - Coma de boca fechada e coloque pouca quantidade de comida
3 - O ideal é mastigar pelo menos 30 vezes a comida antes de ingerir
4 - Evite mastigar apenas de um lado, equilibre homogeneamente a comida
5 - Durante a mastigação faça movimentos circulares, não apenas verticais

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade