Cárie em bebês? Especialista ensina como prevenir e tratar

20 dez 2019
09h56
  • separator

A Dra. Fernanda Pires Vaz Döring está de volta e agora falaremos sobre os cuidados para evitar cáries em bebês e como encarar quando esse problema acontecer. Dá uma olhada aí:

Quais são as formas de transmissão de cáries em bebês?

Assim que nascem os primeiros dentes o bebê já pode se contaminar com as bactérias que causam as cáries (são bactérias do grupo S. Mutans). Estas bactérias tem especial afinidade pelo tecido do dente, e por isso, são as grandes vilãs! Mas é importante lembrar que existem outras doenças que são transmitidas pela saliva. Por isso, todo cuidado e pouco!

As mães podem passar cárie para os filhos?

Sim, as mães e quaisquer outras pessoas que tenham contato íntimo com o bebê. As bactérias são transmitidas pela saliva, então muito cuidado com beijos na boca, assoprar ou colocar qualquer utensílio na boca e compartilhar com o bebê ou criança pequena!

Como higienizar a boca do bebê? A partir de quantos meses é preciso fazer a higienização?

A higienização do bebê é muito simples e pode ser feita com uma gaze embebida em água filtrada/ fervida até o nascimento dos primeiros dentes. Assim que os primeiros dentes nascerem é importante fazer uma consulta com um dentista para obter orientações sobre hábitos e higienização adequados.

Bebês e crianças precisam de fio dental?

O fio dental é importante para limpar as faces dos dentes onde a escova não chega. Quando os dentes são separados, não tem necessidade. A partir do momento que os dentes se encostam é muito importante que ele seja utilizado pelo menos 1 vez ao dia, ou mais se a criança ingerir açúcar refinado!

Como tratar cárie em bebês?

Existem vários tipos de tratamentos. Muitos não invasivos quando a criança tem lesões incipientes ou sem cavidade. Por isso, é importante fazer o cuidado preventivo. Se a criança for diagnosticada com lesões de carie incipientes, às vezes, apenas um ajuste na rotina de alimentação e higiene pode ser capaz de reverter o processo.

Como prevenir cárie em bebês?

Eu diria que controlar a contaminação com as bactérias que são transmitidas pelos responsáveis e cuidadores, e evitar uma alimentação rica em açúcares e farinhas ajudam muito a manter a saúde dos dentes do bebê!

O bebê que tem cárie tem mais chance de ter cárie na dentição permanente?

A criança que não apresentar lesões até 4 anos de idade, tem 50% de chances de não apresentar lesões nos dentes quando adulta! Mas lógico que vai precisar manter visitas regulares para prevenção de outras doenças bucais! Por outro lado, o bebê/criança com carie nos dentes de leite será um adulto que irá precisar de muito controle para evitar que isso se repita novamente!

_____________________________________________________________________________________________________________

Fernanda Pires Vaz Döring

Especialista em Dentistica e ortodontia

Instagram: @clinicavaz

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade