PUBLICIDADE
Logo do

Estágios da Vida

Preciso escovar os dentes do meu bebê?

O entendimento dos profissionais é de que a limpeza dos dentes deve ser feita assim que começam a despontar

29 dez 2020 16h00
Publicidade
Foto: Unplash

Houve um tempo em que era considerado desnecessário higienizar a boca das crianças enquanto a dentição dos pequenos não estava completa. Hoje, o entendimento dos profissionais é de que a limpeza dos dentes deve ser feita assim que começam a despontar.

Assim que os primeiros dentinhos começam a aparecer já é preciso iniciar a higiene bucal constante. No início deve-se reforçar a escovação da língua por causa da saburra, que dá mau hálito e causa o sapinho. Para escovar os dentes dos pequenos é preciso de uma escova parecida à dos adultos e creme dental infantil com flúor.

Uma das formas de incentivar a criança a escovar é dar esta autonomia para que ela faça a limpeza, desde que ela seja reforçada depois pelos pais. Os especialistas acreditam que a criança só vai possuir coordenação motora perfeita para escovar sozinha aos 5 anos. A aptidão varia de acordo com cada um, mas o recomendado é sempre haver a supervisão dos pais.

Outra saída é investir em escovas coloridas, com personagens e qualquer outra artimanha que chame a atenção dos pequenos. A dica é escovar os dentes da criança com ela de costas para você, com a cabeça apoiada no seu abdômen. Assim é mais fácil ter controle e evitar que eles desviem da escovação.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade