Especialista ensina técnicas para ter dentes perfeitos

O segredo para uma dentição bonita e saudável está nos pequenos hábitos do dia a dia

16 out 2020
10h00
  • separator
Foto: Pexels

Todo mundo sonha em ter dentes perfeitos, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que o caminho para uma dentição bonita e saudável passa por hábitos simples do dia a dia, como escovar os dentes e usar o fio dental após todas as refeições. Pensando nisso, conversamos com Paulo Zahr, dentista e presidente da OdontoCompany, que deu diversas dicas para ter um belo sorriso. Confira:

Quais hábitos são fundamentais para ter dentes perfeitos?
Em primeiro lugar, manter a higiene bucal adequada. Por isso, é importante que a pessoa escove os dentes sempre após as refeições e faça uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia. Complementar a limpeza com um enxaguante sem álcool também é uma forma de manter a boca longe das bactérias causadoras de placa bacteriana e mau hálito.Além disso, se houver algo que incomoda na aparência, há intervenções que vão desde o clareamento até o uso de lente de contato dental e aparelho ortodôntico transparente, tornando os dentes cada vez mais estéticos.

A partir de qual idade a pessoa deve começar a higiene bucal?
A saúde bucal infantil se inicia antes mesmo de surgirem os primeiros dentinhos. Isso porque com a alimentação principalmente advinda do leite materno é possível que algumas bactérias já começam a infectar a região em que futuramente vai crescer os dentes da criança. Nesse sentido, os ortodontistas pediatras recomendam fazer limpeza regular da gengiva do recém-nascido. Logo após que ele ingerir o leite materno ou alguma comida, é recomendável utilizar uma gaze para fazer a limpeza. Quando começam a surgir os primeiros dentinhos, o cuidado deve ser redobrado. Isso porque é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira. Essa condição consiste na exposição dos dentes das crianças a líquidos com teor de açúcar por vários dias sem a devida limpeza.

Quais atitudes são mais prejudiciais para a dentição?
1. Não usar o fio dental
2. Esquecer de trocar a escova com frequência
3. Utilizar uma escova de cerdas duras
4. Fazer força na escovação
5. Não escovar a língua

A partir de qual idade é possível fazer clareamento dental?
O clareamento dental é feito com base na aplicação de uma substância química, o peróxido de hidrogênio, sendo assim, o procedimento não é indicado para crianças. Na adolescência é preciso  pedir a opinião de um dentista e fazer uma avaliação individual.

A escolha da escova de dente interfere na saúde bucal?
Sim, saber como escolher escova de dente pode parecer simples, mas é uma tarefa muito importante para garantir uma higienização eficiente e proteger os dentes. O ideal é optar por uma escova com a cabeça pequena e arredondada, semelhante às escovas infantis, pois ela consegue alcançar as áreas mais escondidas, garantindo uma higienização completa. As cerdas devem ser macias e homogêneas, com acabamento arredondado, assim, elas garantem uma boa limpeza sem ferir as gengivas ou danificar o esmalte dentário. Opções com cabos ergonômicos e emborrachados são as ideais, pois não escorregam e evitam que você machuque o interior da boca.

E a alimentação? Qual a influência na saúde da boca?
Além das cáries, a má alimentação é responsável pelo desencadeamento de várias doenças bucais, pois comidas ricas em teor de açúcar, amido e carboidrato ajudam na proliferação de ácidos que corroem o esmalte do dente.O ideal é manter a nutrição equilibrada, em horários fixos, para conseguir o sorriso funcional e esteticamente bonito.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade