Chupeta prejudica a dentição do bebê? MIto ou verdade?

São vários fatores que podem entortar os dentes das crianças. Fique atento!

26 nov 2020
10h00
  • separator

VERDADE
São vários fatores que podem entortar os dentes das crianças: uso de chupeta, mamadeiras e dedos, genética, respiração bucal, perdas precoces de dentes, entre outros. No entanto, não é regra que toda criança tenha os dentes tortos por causa desses hábitos. É importante orientar os pais a removerem esse costume na idade adequada. De todos os hábitos citados, o dedo é sempre prejudicial, pois a força utilizada na sucção é grande e sua eliminação é difícil, pois o dedo está sempre disponível.

O uso prolongado da chupeta pode, ainda, trazer problemas na fala. Isso acontece porque ela promove a flacidez dos músculos da boca e face e altera a posição da língua que fica mais para frente e para baixo dificultando movimentos específicos para a produção de alguns fonemas.

Os danos causados pela chupeta podem não ser reversíveis espontaneamente. Principalmente porque eles costumam vir acompanhados de outros danos, como por exemplo, alterações nas arcadas dentárias, problema que também prejudica a fala. Neste caso, há a necessidade de tratamento fonoaudiológico e odontológico, muitas vezes associadamente. 

Foto: Pexels

 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade