PUBLICIDADE

Dê um basta à sensibilidade nos dentes e viva numa boa

16 ago 2012 - 15h08
(atualizado em 21/8/2012 às 08h58)
Compartilhar

Há quem tema um copo de água gelada, um picolé ou até mesmo uma sopa bem quente. Isso porque, para quem tem dentes sensíveis, o contato com esses alimentos é semelhante a um choque. 

Para quem tem dentes sensíveis, o contato com uma bebida gelada por ser aterrorizante, já que se assemelha a um choque
Para quem tem dentes sensíveis, o contato com uma bebida gelada por ser aterrorizante, já que se assemelha a um choque
Foto: Shutterstock
Essa dor é causada pelo desgaste da superfície do dente e a exposição da dentina – camada do dente protegida pelo esmalte. Assim, milhares de canalículos que ficam no centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e causam dor. “Isso pode ser provocado por múltiplos fatores, como inflamações na gengiva, escovação incorreta, refluxo gastroesofágico e, em alguns casos, desgastes originados por mordida inadequada”, diz o mestre em Dentística Restauradora da Universidade Metodista de São Paulo, André Passarelli.   
 
A hipersensibilidade dentinária atinge quase metade da população, e algumas pessoas se acostumam com a dor e não procuram tratamento. O problema é quando a sensibilidade faz com que a pessoa não consiga escovar os dentes adequadamente, o que pode acarretar em outros diversos problemas bucais, como cárie, tártaro e placa bacteriana. 
 
Tratamento
Acompanhando o aumento de casos de hipersensibilidade dentinária, muitos tratamentos foram desenvolvidos para acabar com o problema. Somente depois de diagnosticar a causa da sensibilidade, o dentista poderá indicar o que melhor atenderá a necessidade do paciente. Há o laser de baixa potência com ação analgésica e anti-inflamatória, verniz de flúor para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina, agente fixador para impermeabilizar a superfície da dentina, entre outros.  
 
Um meio mais invasivo pode ser usado quando a hipersensibilidade é provocada pela retração da gengiva e a raiz dos dentes fica exposta. A cirurgia de recobrimento coloca a gengiva no lugar. Porém, Passarelli alerta que os procedimentos cirúrgicos podem acentuar mais as retrações já existentes. “Dependemos do diagnóstico correto, técnicas como enxerto gengival, regeneração tecidual guiada são as mais indicadas e dependem diretamente do exame clínico minucioso, exames complementares que nos levam ao diagnóstico final e tratamento adequado”, explica. 
 
Previna-se em casa
- Evite alimentos muito ácidos e refrigerantes;
 
- Peça para o dentista indicar o creme dental mais indicado para o problema. Há produtos com nitrato ou citrato de potássio, que bloqueiam o estímulo nervoso da dor. Recentemente foi lançado no mercado um produto que fecha e veda os pequenos túbulos dentinários que causam a sensibilidade;
 
- Use uma escova de cerdas muito macias;
 
- Escove corretamente, mas não em demasia;
 
- A escova deve estar a 45 graus em relação aos dentes para alcançar mais fundo nas gengivas.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade