Proteína antiinflamatória promove uma microbiota intestinal saudável para evitar a obesidade

27 set 2018 - 07h12

Cientistas da Faculdade de Medicina da UNC descobriram que a proteína antiinflamatória NLRP12 normalmente ajuda a proteger os ratos contra a obesidade e a resistência à insulina quando são alimentados com uma dieta rica em gordura. Os pesquisadores também relataram que o gene NLRP12 é pouco ativo em pessoas obesas, tornando-se um potencial alvo terapêutico para o tratamento da obesidade e do diabetes, ambos fatores de risco para doenças cardiovasculares e outras condições graves. O estudo, publicado na Cell Host & Microbe, mostrou que o efeito antiinflamatório do NLRP12 promove o crescimento de uma família de bactérias "boas" intestinais, chamada Lachnospiraceae, que produzem pequenas moléculas de butirato e propionato, que por sua vez promovem a saúde intestinal e proteger ratos contra a obesidade e resistência à insulina.

A obesidade é influenciada pela inflamação, não apenas por excesso de comida e falta de exercício, e este estudo sugere que a redução da inflamação promove bactérias "boas" que podem ajudar a manter um peso saudável. Em humanos, o NLRP12 é produzido por vários tipos de células imunes e parece funcionar como um freio na inflamação excessiva. Ting e colaboradores publicaram recentemente estudos mostrando que camundongos sem o gene NLRP12 são altamente suscetíveis à inflamação excessiva, incluindo inflamação experimental do cólon (colite) e câncer de cólon associado. Nos últimos anos, os pesquisadores descobriram evidências de que a inflamação no intestino e onde a gordura é depositada promove a obesidade. Ser obeso ou mesmo com excesso de peso pode levar a uma série de outras condições, incluindo doenças cardíacas, derrame, câncer e diabetes.

Os cientistas sabiam que dietas ricas em gordura, em comparação com dietas com baixo teor de gordura, tendem a reduzir a diversidade de espécies bacterianas no intestino, suprimindo algumas espécies e permitindo que algumas outras proliferem anormalmente. Os experimentos sugeriram que a inflamação causada por uma dieta rica em gordura e agravada pela ausência de NLRP12 foi uma das principais causas dessa mudança. A morte de espécies bacterianas rivais permitiu um aumento acentuado nos níveis de uma família bacteriana chamada Erysipelotrichaceae. Esses micróbios tornaram-se mais proeminentes à medida que a inflamação do intestino piorava e exacerbava o ganho de peso de uma dieta rica em gordura quando colocada nos intestinos de camundongos sem germes. Em contraste, a família de bactérias Lachnospiraceae, que tendeu a morrer em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, pareceu ser altamente benéfica.

Lachnospiraceae contém enzimas que convertem carboidratos e fibras em pequenas moléculas chamadas ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs). Os cientistas observaram que dois em particular, butirato e propionato, apareceram em abundância significativamente maior quando os níveis de Lachnospiracea aumentaram. Butirato e propionato são conhecidos por terem propriedades antiinflamatórias que promovem a saúde intestinal.

Referência

Agnieszka D, et al. The Inhibitory Innate Immune Sensor NLRP12 Maintains a Threshold against Obesity by Regulating Gut Microbiota Homeostasis .  Ce ll Host & Microbe , 2018; 24 (3): 364.