PUBLICIDADE

Plano de 5 meses para menos gordura e mais definição

Treino de longo prazo e regularidade de exercícios são essenciais para alcançar um corpo em forma e saudável

3 ago 2022 - 13h54
Ver comentários

Quem já não chegou no final do ano e decidiu, às pressas, fazer planos para passar o verão com o corpo que queria? Inscrição na academia, novo guarda roupa  fitness , mudança repentina de hábitos e dietas radicais fazem parte de um ritual que muitas pessoas aderem para começar a estação das praias, piscinas e roupas leves.

Foto: moodboard/Thinkstock/Getty Images / Boa Forma

Os efeitos desse tipo de projeto de curto prazo, para a decepção de muitos, são quase sempre insatisfatórios. Para obter bons resultados é preciso planejamento, tempo e a prática regular de exercícios.

TEMPO DE ADAPTAÇÃO 

"Em qualquer tipo de treino, o corpo precisa de tempo para se adaptar e começar a obter resultados", afirma Guilherme Micheski, gerente técnico da  Smart   Fit . "A regularidade da execução do exercício também é fundamental para atingir as metas pretendidas. Sem tempo adequado e frequência, os ganhos são perdidos rapidamente", diz Micheski.

TREINO DE 5 MESES

Para chegar no verão com o corpo desejado sem depender de milagres, a academia Smart Fit elaborou um programa de treino de cinco meses voltado para emagrecimento e definição de musculatura, que pode ser realizado em qualquer lugar e com poucos equipamentos.

Clique para acessar a planilha de treinos

MÊS 1: AGOSTO

[/video]

MÊS 2: SETEMBRO

[/video]

MÊS 3: OUTUBRO

[/video]

MÊS 4: NOVEMBRO

[/video]

MÊS 5: DEZEMBRO

[/video]

MUDANÇAS EM 2 SEMANAS

Os benefícios desse programa vão muito além das conquistas de um corpo em forma para o verão. Segundo Micheski, com a execução da rotina dos exercícios os ganhos para a saúde e qualidade de vida já são percebidos na segunda e terceira semanas.

"Depois que o organismo percebe a mudança na rotina há melhoras perceptíveis na disposição para a execução de tarefas diárias; aumento na capacidade de foco; melhora do sono e redução de stress e ansiedade; diminuição de dores nas articulações e costas; e aumento de auto-estima e auto-confiança", afirma o gerente técnico da  Smart   Fit .

FREQUÊNCIA IDEAL

Como em qualquer atividade física, é preciso ter cuidados. "O ideal é começar treinando duas ou três vezes por semana e aumentar a frequência gradualmente. Intervalos muitos longos ou exagero sem ter o corpo preparado podem causar lesões", diz Micheski.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação é também uma grande aliada dos treinos, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular. E, como na atividade física, não há soluções rápidas para conquistar bons resultados. "Dieta milagrosa é um perigo. Além de não ser saudável pode trazer diversos problemas para a saúde", alerta Caroline Guimarães, nutricionista da  Smart   Fit . "Para emagrecer é necessário comer menos do que o corpo gasta, dormir bem, controlar o estresse e se hidratar," sugere a nutricionista.

Boa Forma
Publicidade
Publicidade