PUBLICIDADE

Obesidade e deficiência de vitamina D podem indicar maior risco de câncer de mama

27 set 2018 - 07h12
Compartilhar
Exibir comentários

A vitamina D já é bem conhecida por seus benefícios na construção de ossos saudáveis. Um novo estudo apoia a ideia de que também pode reduzir o risco de câncer, bem como a mortalidade por câncer de mama, especialmente em mulheres com um menor índice de massa corporal. O câncer de mama continua sendo o câncer mais comum em mulheres no mundo e é a principal causa de morte por câncer em mulheres. Fatores de risco reprodutivos como início precoce da puberdade, menopausa tardia, idade mais tardia na primeira gravidez, nunca ter estado grávida, obesidade e histórico familiar mostraram estar associados ao desenvolvimento do câncer de mama. O papel da concentração de vitamina D no desenvolvimento do câncer de mama, no entanto, continua a ser debatido. Este estudo envolvendo mais de 600 mulheres brasileiras sugere que a vitamina D pode reduzir o risco de câncer por inibir a proliferação celular.

Pesquisadores envolvidos no estudo concluíram que as mulheres na pós-menopausa tinham um risco aumentado de deficiência de vitamina D no momento do diagnóstico de câncer de mama, associadas a taxas mais altas de obesidade, do que as mulheres do mesmo grupo etário sem câncer. Estudos similares também já demonstraram uma relação entre a vitamina D e a mortalidade por câncer de mama. As mulheres no quartil mais alto de concentrações de vitamina D, na verdade, tiveram 50% menos mortes por câncer de mama do que aquelas no quartil inferior, sugerindo que os níveis de vitamina D devem ser restaurados para uma faixa normal em todas as mulheres com câncer de mama. Embora a literatura publicada seja inconsistente quanto aos benefícios dos níveis de vitamina D e do câncer de mama, este estudo e outros sugerem que níveis mais altos de vitamina D no organismo estão associados ao risco reduzido de câncer de mama. A vitamina D pode desempenhar um papel no controle de células de câncer de mama ou impedi-las de crescer. A vitamina D vem da exposição direta à luz solar, suplementos de vitamina D3 ou alimentos ricos em vitamina D.

Referência

The North American Menopause Society (NAMS). "Obesity and vitamin D deficiency may indicate greater risk for breast cancer." ScienceDaily. ScienceDaily, 19 September 2018. 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade