Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova Zelândia legaliza uso medicinal da maconha

Parlamento aprovou lei que autoriza o acesso à substância para pacientes com dores crônicas

11 dez 2018 - 07h56
Compartilhar
Exibir comentários

O parlamento da Nova Zelândia aprovou nesta terça-feira, 11, uma lei que autoriza o uso medicinal da maconha. De acordo com a nova regra, o acesso será condicionado a pacientes com dores crônicas com receitas médicas.

O texto, uma emenda à Lei de Abuso de Drogas, elimina a definição do cannabidiol como droga controlada e a converte em um medicamento fornecido sob prescrição. Com isso, as empresas de maconha medicinal poderão produzir seus produtos tanto para o mercado local como para exportação.

Maconha terapêutica foi autorizada nos dois países
Maconha terapêutica foi autorizada nos dois países
Foto: Vitorino Junior / Photopress / Estadão Conteúdo

"A regulação, normas para licenças e os critérios de qualidade dentro de um ano a partir da entrada da lei em vigor", explicou o ministro da Saúde neozelandês, David Clark.

Com a aprovação da nova legislação, a Nova Zelândia se tornou o segundo lugar na Oceania a legalizar o uso medicinal da maconha. Em 2016, o Estado de Victoria, na Austrália, liberou a utilização.

Pesquisas, entre elas um estudo publicado em 2015 no periódico Journal of the American Medical Association, mostram que a maconha registrou resultados positivos durante tratamentos de dor crônica. Apesar disso, ainda existem dúvidas sobre os efeitos secundários.

Veja também

Top News: May adia "indefinidamente" voto sobre Brexit no Parlamento britânico:
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade