Dente torto é moda no Japão e pode causar problemas sérios
Entenda a polêmica sobre o dente torto entre os japoneses e fique por dentro dos perigos da técnica
Usou aparelho ortodôntico por vários anos para corrigir o sorriso? Pois saiba que alguns jovens japoneses estão apostando em técnicas para conquistar exatamente o contrário: o dente torto. Segundo o jornal americano NY Daily News, homens e mulheres buscam clínicas odontológicas para desalinhar a arcada dentária. O motivo? Dar um ar "mais jovem" à aparência.
Dente torto é moda no Japão
A questão cultural de padrões de beleza não pode ser julgada, mas a nova moda pode trazer perigos para a saúde. Quem não nasceu com dente torto, mas quer conquistar o visual, acaba aderindo a algumas técnicas bastante polêmicas.
De acordo com o jornal americano, alguns jovens se submetem ao tratamento chamado yaeba, que é caracterizado pelo alongamento dos caninos por meio de próteses, dando a impressão de dentes encavalados. Essa é uma das opções vistas como mais seguras, pois pode ser revertida com a remoção das próteses.
Porém, outros jovens recorrem a técnicas mais extremas para conquistar dentes desalinhados. O dos aparelhos ortodônticos, por exemplo, pode comprometer a dicção, a mastigação e a respiração, além de provocar infecções e doenças dentárias.
Além disso, os dentes tortos podem dificultar a higienização, favorecendo o acúmulo de tártaro, que culmina em doença periodontal.
Vale lembrar que diversos hábitos podem contribuir para deixar o dente torto - e nada saudável. Se você não quer seguir a tendência dos jovens japoneses e pretende conquistar um sorriso alinhado, confira quais causas comprometem a arcada:
- Fatores genéticos
- Mastigação errada
- Hábito de roer unhas
- Bruxismo
- Problemas na gengiva
- Perda de dentes
- Uso de chupeta
- Hábito de chupar o dedo
- Interposição lingual
- Acidentes com traumas na face
Como manter um sorriso bonito
Escovação
A higiene dos dentes e da boca é fundamental para manter o seu sorriso bonito e saudável. Utilize uma escova de cerdas macias e faça a escovação após todas as refeições. Limpe também a língua, a gengiva e as bochechas, de forma delicada para não machucar a região.
Fio dental
O item contribui para eliminar resíduos que ficam presos entre os dentes, os quais as cerdas da escova não alcançam. Em caso de sensibilidade, tenha atenção, pois pode ser um sinal de cárie.
Alimentação
Alimentos açucarados e gordurosos são verdadeiros vilões para a saúde do organismo e dos dentes. Eles provocam cáries e inflamações na gengiva. Caso consumir esse tipo de produto, a higiene deve ser redobrada.
Visitas ao dentista
Não espere encontrar algo errado na boca ou alguma dor de dente para procurar o dentista. O ideal é investir em consultas regulares, garantindo a manutenção do sorriso perfeito.