PUBLICIDADE

Mamografia: o que é, preço, como funciona e quando fazer?

Entenda a importância do exame na prevenção do câncer de mama e veja qual é a idade recomendada para fazer a mamografia

27 set 2023 - 15h39
(atualizado em 3/10/2023 às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do mundo todo, além de ser o mais fatal entre a população feminina brasileira. No Brasil, inclusive, são estimados 74 mil novos casos por ano até 2025, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por esse motivo existe a campanha Outubro Rosa, que tem a intenção de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenir a doença.

Os números crescentes de casos preocupam especialistas, que defendem que a mamografia é o caminho mais rápido para o diagnóstico precoce. Segundo estudo da UK Age Trial, a técnica é capaz de reduzir até 25% a taxa de mortalidade. 

O que é e como é feita a mamografia?

A mamografia é um exame de imagem para obter imagens detalhadas das mamas
A mamografia é um exame de imagem para obter imagens detalhadas das mamas
Foto: kali9

A mamografia é um exame para obter imagens detalhadas das mamas, e é fundamental na detecção precoce do câncer de mama. Durante a mamografia, a paciente é posicionada em frente a uma máquina e o seio é comprimido temporariamente entre duas placas para obter imagens de alta qualidade.

Mamografia digital e convencional

Você sabia que existe dois tipos de mamografia? Enquanto a convencional (também chamada de digitalizada) é realizada sem o uso do computador e precisa que o filme seja revelado de maneira tradicional, através de produtos químicos, a mamografia digital é realizada com o auxílio tecnológico, o que permite que as imagens fiquem registradas.

A mamografia digital também permite detectar o câncer de mama quando o tumor ainda não é palpável, quando possui menos de que 1 centímetro de tamanho. Este tipo do exame também apresenta maior rapidez no diagnóstico.

Qual a idade ideal para fazer a primeira mamografia?

A mamografia para rastreamento do câncer é indicada para mulheres acima dos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia. Já o Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Antes disso, a densidade das mamas é maior, o que aumenta o risco de resultados falso-positivos e falso-negativos, representando uma exposição desnecessária à radiação.

No entanto, mulheres com histórico familiar da enfermidade em primeiro grau (mãe, irmãs ou filhas que desenvolveram a doença antes dos 45 anos) devem investigar sinais de irregularidades a partir dos 35 anos, com periodicidade anual.

Preparo

O preparo para a realização da mamografia geralmente envolve evitar o uso de desodorantes, cremes ou talcos na região das mamas e axilas no dia do exame, pois esses produtos podem interferir nas imagens.

Quais os primeiros sinais de câncer de mama?:

Qual é o preço de uma mamografia?

Em clínicas particulares, geralmente a mamografia custa cerca de R$ 150. Em 2022 foi sancionada a lei 14.335, que também garante que mulheres a partir da puberdade tenham o direito a fazer os exames mamografia, citopatologia e colonoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, esses procedimentos eram oferecidos para mulheres a partir de 40 anos.

Prevenção do câncer de mama

Conforme o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar seu bebê;
  • Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer.

Vale reforçar que não fumar e evitar o tabagismo passivo também ajudam a prevenir a doença.

Como Ana Furtado: 5 famosas que venceram o câncer de mama Como Ana Furtado: 5 famosas que venceram o câncer de mama

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade