PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Itália já aplicou mais de 27 mil multas para quem descumpriu quarentena

Pessoas só podem sair às ruas para ir ao trabalho, fazer compras, passear com o cachorro ou praticar esportes, mas individualmente

17 mar 2020 - 14h32
Compartilhar
Exibir comentários

ROMA - A Itália já aplicou pelo menos 27.616 multas a pessoas que violaram as regras de isolamento imposto no país. Desde 11 de março, a nação europeia já realizou 665.480 inspeções para combater a pandemia na Itália e impedir o seu avanço. Nesta terça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a Europa é o epicentro da pandemia.

As multas foram por "declaração falsa a funcionário público" ou "declaração falsa de identidade" quando são abordadas pelas forças policiais nas ruas. As punições podem variar do pagamento de 206 euros (R$ 1.140) a até três meses de prisão. A Itália registrou 2.158 mortes e tem 27.980 pessoas contagiadas.

De acordo com o decreto aprovado pelo governo, as pessoas só podem sair às ruas para ir ao trabalho, fazer compras, passear com o cachorro ou praticar esportes, mas individualmente e sem formar grupos. Da mesma forma, as empresas também têm sido abordadas. Até agora, 1.102 proprietários foram multadas e 22 lojas foram fechadas por não respeitarem as leis.

Apenas lojas de alimentos e supermercados, farmácias e tabacarias podem abrir. Elas precisam respeitar medidas de segurança, como limitar o número de pessoas. O Ministério do Interior distribuiu na terça-feira um novo selo que deve ser transportado ao dirigir. O documento deve explicar os motivos pelos quais a pessoa está fora de casa.

O documento é preenchido antes de sair de casa e deve ser assinado no momento do controle pela Polícia, que verifica a identidade do cidadão. Várias pessoas foram encontradas fora de suas casas, apesar de terem de ficar em quarentena. / EFE

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade