Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Implante de silicone e câncer de mama: o que você precisa saber

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre a segurança das próteses em relação à doença

17 out 2023 - 17h31
Compartilhar
Exibir comentários

Durante o mês de outubro, acontece o movimento "Outubro Rosa", um período dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Essa doença ocorre quando as células mamárias sofrem mutações genéticas que as fazem crescer de forma descontrolada e formar um tumor. Essas mutações podem ser causadas por fatores genéticos, hormonais, ambientais, estilo de vida, entre outros.

O uso de silicone não causa câncer de mama
O uso de silicone não causa câncer de mama
Foto: Oasishifi | Shutterstock / Portal EdiCase

Esse tipo de câncer pode começar em diferentes partes da mama, como ductos ou glândulas produtoras de leite, e pode se espalhar para outras partes do corpo, como os gânglios linfáticos ou órgãos distantes, através do sistema linfático ou do sangue.

Neste período, como o tema ganha bastante destaque, é natural surgirem inúmeras dúvidas e preocupações relacionadas à saúde das mamas. Uma das questões que frequentemente gera repercussão é a relação entre o implante de silicone e a detecção do câncer.

Pensando nisso, a Dra. Karina Gilio, cirurgiã plástica e membra da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esclarece dúvidas relacionadas ao assunto. Confira!

Silicone e diagnóstico de câncer de mama

A Dra. Karina Gilio afirma que categoricamente a prótese de implante de silicone não impede a detecção do câncer de mama. "Não existe alteração no resultado de nenhum exame nem a impossibilidade da realização de algum exame. Então, a paciente com prótese mamária deve realizar o ultrassom mamário e mamografia anualmente, como uma paciente que não tenha se submetido a uma cirurgia", ressalta.

Além disso, durante os exames para diagnóstico de câncer de mama, as pacientes com implante de silicone são solicitadas para informar se possuem a prótese para o aparelho ser calibrado pelo técnico para evitar algum machucado.

Até o momento, não existe nenhum relato de que a prótese cause câncer de mama
Até o momento, não existe nenhum relato de que a prótese cause câncer de mama
Foto: megaflopp | Shutterstock / Portal EdiCase

Relação entre implante de silicone e câncer de mama

Segundo a cirurgiã plástica, não há nenhum relato de que a prótese cause câncer de mama. O que existe é uma probabilidade muito baixa de a paciente desenvolver um tumor, que é um linfoma anaplásico de grandes células. O linfoma é um tumor do sistema imunológico. O tratamento, neste caso, é retirar a prótese e a cápsula da prótese, e, em 90% dos casos, a paciente já está tratada, pois o linfoma cessa e reverte.

Por Adriano Ferreira

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade