Guardar segredo pode tornar tarefas diárias mais difíceis
Acha difícil guardar segredos? Pois saiba que existe uma justificativa para essa necessidade de divulgar as novas informações. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, a carga emocional de uma confidência se torna uma sobrecarga física e, assim, as tarefas diárias ficam mais difíceis. Os dados são do jornal Daily Mail.
Alguns participantes tiveram de lembrar de algo sigiloso que podia alterar a vida de alguém e, os outros, de pequenos segredos. Depois, todos estimaram quão íngrime e distante era uma determinada colina. Constatou-se que os portadores de confidências significativas consideraram a colina mais distante e alta, sugerindo que o peso da informação se manifestou fisicamente.
Da mesma forma, um grupo que mantinha um segredo desconfortável de infidelidade se mostrou mais sucetível a achar tarefas corriqueiras, como subir escadas com pacotes os passear com o cachorro, mais cansativas. "Quanto mais pesado é o segredo e o pensamento dedicado a ele, mais a percepção e a ação são influenciados de uma maneira similar a carregar peso físico", escreveram os autores.