PUBLICIDADE

Pólen pode estar associado à asma em bebês; entenda

Compartilhar
Exibir comentários

Mulheres que tiveram contato com pólen, minúsculos grãos das flores, nos três últimos meses da gravidez, aumentam as chances de ter bebês com crises severas de asma. A pesquisa foi publicada no jornal Allergy, Asthma and Clinical Immunology e divulgada pelo jornal inglês Daily Mail.

Gravidas em contato com pólen têm mais chances de ter bebês com asma
Gravidas em contato com pólen têm mais chances de ter bebês com asma
Foto: Getty Images
A constatação é de um estudo da Universidade de Umea, na Suécia, feito com 110 mil gestantes. O contato com os grãos aumentaram em 35% os riscos de aparecimento das crises, muitas severas, que foram tratadas em hospitais. Já os bebês que tiveram contato com pólen nos três primeiros meses de vida não se mostraram suscetíveis a crises graves.
 
Para chegar às conclusões, cientistas mediram os níveis de pólen no ar no centro da capital, Estocolmo, e compararam com dados médicos de gestantes e das crianças. Cada mãe teve suas informações médicas analisadas no primeiro e último trimestres da gravidez e as crianças foram acompanhadas nos primeiros três meses de vida.
 
Foram considerados outros hábitos que poderiam agravar quadros de asma, como fumo, estação, gênero, estágio da gravidez na época do nascimento, entre outros.
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade