6 eventos ao vivo

Fertilidade é prejudicada após suspender anticoncepcional

Segundo pesquisa, mulheres que tomam anticoncepcional mostraram níveis menores de fertilidade temporariamente

1 jul 2014
11h31
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Efeitos, no entanto, não devem ser permanentes
Efeitos, no entanto, não devem ser permanentes
Foto: Getty Images

Tomar anticoncepcional poderia prejudicar a fertilidade de uma mulher, pelo menos, temporariamente, segundo novo estudo. Pesquisadores descobriram que os hormônios podem envelhecer o sistema reprodutivo, reduzindo a produção de óvulos, nos meses seguintes à interrupção do contraceptivo, aos níveis observados em mulheres mais velhas. As informações são do Daily Mail.

Os cientistas não acreditam que o prejuízo seja permanente, mas alertam que o relógio biológico, em relação à fertilidade da mulher, deve ser medido três meses após a suspensão da pílula. A pesquisa foi feita com 833 mulheres com díades entre 19 e 46 anos, em uma clinica de fertilidade.

Especialistas mediram a quantidade de hormônios indicadores da fertilidade das pacientes. Os níveis de anti-mülleriano (AMH) e folículos antrais (AFC) foram 19% e 16%, respectivamente menores em usuárias de anticoncepcional. Além disso, entre 19% e 52% menos óvulos foram produzidos pelas mulheres que participaram do estudo.

Mesmo após o ajuste estatístico para idade, IMC e tabagismo, o AMH ainda se mostrou 30% mais baixo e o AFC até 20% menor em mulheres que tomavam pílula. Ainda assim, pesquisadores não acreditarem que a pílula altere os ovários de uma forma permanente.

 

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade