PUBLICIDADE

Entenda o que é "cabeça de Ozempic", termo que viralizou nas redes

A proporção entre a cabeça e o corpo pode ficar "diferente", após a perda de peso com medicamentos; o efeito foi apelidado na internet de "cabeça de Ozempic"

27 mar 2024 - 13h45
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Remédios para o tratamento do diabetes tipo 2 e para o emagrecimento, com a semaglutida como princípio ativo, têm se tornado cada vez mais populares no mundo. São os casos do Ozempic e do Wegovy, associados com resultados visíveis. As mudanças corporais podem ser tamanhas que a internet criou o termo "cabeça de Ozempic", um suposto efeito adverso da perda de peso. Ele é diferente do "rosto de Ozempic".

Foto: Christopher Campbell/Unsplash / Canaltech

Quando uma celebridade ou influencer aparece, "do nada", magra, o tribunal da internet subentende que aquela pessoa usou Ozempic ou algum medicamento similar para a perda de peso — para pessoas comuns, o tratamento ainda é pouco acessível, já que custa em torno de mil reais por mês no Brasil.

Esse emagrecimento conectado às canetas emagrecedoras pode ser facilmente "descoberto", se as proporções do corpo forem bem "analisadas". Entre os principais sinais, está a "cabeça de Ozempic", como apontam centenas de vídeos no TikTok e no Instagram, além de postagens no X. Na maioria das vezes, o teor dos posts são negativos e, apesar das alegações, não é possível afirmar, com certeza, que aquela determinada pessoa emagreceu usando o remédio. Tudo é na base das suposições.

Cabeça de Ozempic é efeito colateral?

Antes de seguir, é preciso deixar claro: a cabeça de Ozempic não é um efeito adverso considerado na bula desses medicamentos, já que a fórmula ajuda a controlar a sensação de saciedade, mas não modifica diretamente a face. A questão é que, com o emagrecimento, a cabeça pode ficar destacada, como se estivesse desproporcional perto do resto do corpo — indivíduos que realizaram cirurgia bariátrica podem relatar sensação similar, por exemplo.

De forma informal, os usuários encontraram um novo efeito adverso das canetas emagrecedores, a "cabeça de Ozempic" (Imagem: Towfiqu98/Envato)
De forma informal, os usuários encontraram um novo efeito adverso das canetas emagrecedores, a "cabeça de Ozempic" (Imagem: Towfiqu98/Envato)
Foto: Canaltech

Para o jornal USA Today, Judy Korner, médica endocrinologista e professora da Universidade Columbia, afirma que as pessoas estão focando na questão errada. O destaque precisa ser quem usa os medicamentos da forma correta, com indicação e conforme a prescrição médica, e "cuja saúde melhorou por causa disso". O excesso de peso está relacionado a diferentes complicações na saúde, inlcuindo o câncer.

Outras expressões que viralizaram

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que os supostos efeitos colaterais do Ozempic viralizaram nas redes. Anteriormente, já foram usadas as seguintes expressões:

  • "Rosto de Ozempic": termo usado para falar da perda de gordura no rosto, o que supostamente deixa o rosto caído;
  • "Dedo de Ozempic": expressão que remete ao emagrecimento dos dedos, podendo causar uma aparência estranha;
  • "Bumbum de Ozempic": refere-se a perda de gordura nos glúteos. Quando o emagrecimento não é acompanhado de uma rotina de atividades físicas e fortalecimento dos músculos, a região pode ficar "caída".

Se você quer saber os reais efeitos colaterais do Ozempic, do Wegovy e outros medicamentos que têm a semagalutida como princípio ativo, vale checar a lista completa. Isso inclui náuseas e vômitos, por exemplo.

Fonte: USA Today  

Como Maiara passou dos 70 kg para os 47 kg em 4 passos Como Maiara passou dos 70 kg para os 47 kg em 4 passos

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade