Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sobreviventes de câncer de mama são mais propensas a diabetes

Compartilhar
Exibir comentários

Mulheres sobreviventes de câncer de mama são mais propensas a desenvolver diabetes. Essa é a conclusão de um estudo do Instituto de Pesquisa da Faculdade da Mulher, no Canadá. Os dados foram divulgados pela publicação Diabetologia.

Pessoas que passaram por quimioterapia têm maior risco de diabetes
Pessoas que passaram por quimioterapia têm maior risco de diabetes
Foto: Getty Images
Lorraine Lipscombe e seus colegas analisaram dados de 24.976 voluntárias que tiveram a doença e 124.880 que não receberam o diagnóstico (grupo de controle), com 55 anos ou mais. No total, 9,7% desenvolveram diabetes durante um tempo médio de 5,8 anos. 
 
O risco de diabetes entre as sobreviventes em comparação com o grupo de controle começou a aumentar dois anos após o diagnóstico, com uma probabilidade 7% maior, que subiu para 21% uma década depois. Entre as que receberam quimioterapia (4.404 pacientes), a chance foi maior nos primeiros dois anos após a descoberta da patologia, de 24%, diminuindo para 8% depois de dez anos.
 
“É possível que o tratamento de quimioterapia possa provocar diabetes mais cedo em mulheres suscetíveis. O aumento de peso foi observado nesse cenário pode ser um fator de aumento de risco da doença”, disse Lorraine. Outros fatores que tendem a interferir são as drogas glicocorticoides utilizadas para náuseas na quimioterapia, conhecidas por causar picos de açúcar no sangue (hiperglicemia aguda).
 
A razão pela qual o risco diminuiu no grupo de quimioterapia ao longo do tempo poderia ser que muitas desenvolvem diabetes nos primeiros dois anos, e assim, seus dados já não são mais acompanhados pela pesquisa. Além disso, os efeitos dos glicocorticóides são conhecidos por diminuirem ao longo do tempo.
 
Os pesquisadores não têm certeza do motivo pelo qual as que não passam pela quimioterapia têm risco aumentando em relação ao grupo de controle. “Há, entretanto, evidências de uma associação entre diabetes e câncer, que pode ser devida a fatores de risco comuns a ambas as condições, como resistência à insulina”, completou Lorraine.
 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade