Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia Internacional do café: Saiba de onde vem a sua dose de cafeína

Brasil, Vietnã, Colômbia, Indonésia e Etiópia são os cinco maiores países produtores de café e, juntos, representam quase 75% do total global

2 out 2023 - 07h52
(atualizado às 10h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O café é uma das bebidas que mais atrai pessoas em todo o mundo, com cerca de dois bilhões de xícaras consumidas todos os dias. Para reconhecer o trabalho de milhões de cafeicultores, produtores e baristas de todo o mundo, todos os anos, no dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Café. O tema de 2023 é "promover o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável na cadeia de abastecimento do café".

O consumo do café remonta ao século IX, na região que hoje está localizada a Etiópia Crédito
O consumo do café remonta ao século IX, na região que hoje está localizada a Etiópia Crédito
Foto: Infográfico/Al Jazeera / Perfil Brasil

E qual a origem do café? Acredita-se que o consumo de café tenha suas origens que remontam ao século IX, na região que hoje é a Etiópia, na África Oriental, onde os cafeeiros silvestres cresciam naturalmente.

A bebida revigorante espalhou-se então por outras regiões da Península Arábica, como o Iêmen e, no século XV, os métodos de cultivo e preparação do café desenvolveram-se para se tornarem parte integrante da cultura.

Segundo a rede de notícias Al Jazeera, existem dois tipos de grãos bastante utilizados na produção comercial de café: Arabica e Robusta. O Arábica é a forma de grão de café mais consumida, representando entre 60 a 70 por cento da produção global de café.

Este tipo é conhecido pelas suas propriedades aromáticas finas e suaves e é geralmente considerado um grão de café de qualidade superior em comparação com o café Robusta.

Já o tipo Robusta é conhecido pelo seu sabor ousado, forte e, muitas vezes, amargo. Os grãos têm maior teor de cafeína. O café Robusta tem esse nome devido às suas propriedades robustas e resistência à deterioração, o que o torna ideal para uso em cafés solúveis.

Maiores produtores de café:

Em 2020, o mundo produziu cerca de 10,7 milhões de toneladas métricas de grãos de café, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU-FAO). Os cinco maiores representam quase 75% da produção mundial de café.

- Brasil, 3,7 milhões de toneladas (1/3 do total);

- Vietnã, 1,8 milhões de toneladas;

- Colômbia, 830 mil toneladas;

- Indonésia, 770 mil toneladas;

- Etiópia 580 mil toneladas.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade