PUBLICIDADE

Como o antidepressivo Cymbalta pode afetar o peso corporal

20 nov 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Os médicos prescrevem o Cymbalta para tratar depressão, ansiedade e alguns distúrbios de dor crônica, como fibromialgia e neuropatia diabética. Ele é um tipo de inibidor de recaptação de serotonina-noradrenalina (SNRI), que é uma classe de antidepressivo que pode aumentar os níveis de serotonina e norepinefrina no cérebro. Aumentar esses produtos químicos para o bem-estar pode reduzir os sintomas de depressão e as sensações de dor. Algumas pessoas que o tomam relatam mudanças no seu peso. A maioria das pesquisas relacionadas sugere que ele pode afetar o peso de uma pessoa, mas apenas modestamente. Quando as pessoas experimentam mudanças de peso, elas são mais propensas a perder peso, em vez de ganhá-lo, enquanto tomam Cymbalta em curto prazo. No entanto, o uso em longo prazo pode levar a um ganho de peso modesto.

Os medicamentos afetam as pessoas de maneiras diferentes. O que causa ganho de peso em uma pode não ter efeito sobre o peso corporal de outra. De acordo com um estudo de 2014 sobre os efeitos em longo prazo do uso de antidepressivos, mesmo quando as pessoas ganham peso ao tomar esses medicamentos, geralmente é apenas uma quantidade modesta. Elas também devem ter em mente que os antidepressivos podem não ser diretamente responsáveis ??por esse ganho. Elas podem estar ganhando peso por outras razões, tais como: um aumento no apetite devido a um melhor humor, o ganho de peso natural decorrente do envelhecimento, excessos alimentares, sedentarismo, ou ambos, devido à depressão ou ansiedade.

Em geral, os benefícios de tomar Cymbalta para depressão geralmente superam os efeitos do ganho de peso. Os médicos podem recomendar mudanças no estilo de vida, como fazer exercícios mais regulares e seguir uma dieta balanceada e controlada por calorias, para ajudar as pessoas a compensar qualquer ganho. Se essas alterações não funcionarem, ou se uma pessoa estiver experimentando outros efeitos colaterais, o médico pode recomendar a alteração da dosagem de Cymbalta ou a troca para outro antidepressivo.

Referência

 

Blumenthal, S. R. ET al. An Electronic Health Records Study of Long-Term Weight Gain Following Antidepressant Use. JAMA Psychiatry.  2014;71(8):889-896. 

Wise, T. N. ET al. Effects of the Antidepressant Duloxetine on Body Weight: Analyses of 10 Clinical Studies. Prim Care Companion J Clin Psychiatry . 2006; 8(5): 269â??278.

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade