PUBLICIDADE

Como a gordura abdominal aumenta o risco de demência

6 set 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores dizem que sua relação cintura-quadril (RCQ), em vez de IMC, pode ser um indicador de suas chances de desenvolver demência. O estudo, publicado no British Journal of Nutrition, analisou a conexão entre obesidade e habilidades cognitivas em adultos com 60 anos ou mais. Adultos acima de 60 anos são a faixa etária mais afetada pelo comprometimento cognitivo, principalmente a demência, causada principalmente pela doença de Alzheimer. Essa mesma faixa etária contém uma porcentagem significativa lutando com seu peso. A gordura central é um tecido inflamatório. A inflamação é um risco amplamente reconhecido para comprometimento cognitivo.

O IMC é um guia de medição útil, mas inexato. Leva em conta apenas o peso e a altura e nem sempre é uma medida confiável da gordura corporal. Em contraste, a RCQ dá mais importância à gordura visceral, um órgão endócrino que secreta hormônios e substâncias químicas que estão ligados ao desenvolvimento da doença. A RCQ é determinada pela divisão da circunferência da cintura pela circunferência do quadril. A Organização Mundial da Saúde considera que uma RCQ saudável é 0,85 ou inferior para as mulheres e 0,9 ou menor para os homens. Uma RCQ de mais de 0,85 em mulheres ou mais de 0,9 em homens é um indicador de obesidade. No novo estudo, os pesquisadores levantaram a hipótese de que o aumento da proteína C-reativa da gordura da barriga foi um dos fatores que levaram ao declínio da função cognitiva. Um estudo de acompanhamento avaliaria a adiposidade e a cognição no início do estudo, e depois as seguiria por um período de tempo predefinido. Se a associação permanecesse, mais estudos para determinar os mecanismos seriam conduzidos para determinar prevenção, tratamento, manejo, cura, etc.

Referência

Ntlholang, O. ET al. The relationship between adiposity and cognitive function in a large community-dwelling population: data from the Trinity Ulster Department of Agriculture (TUDA) ageing cohort study. British Journal of Nutrition. Volume 120 ,  Issue 5 , 14 September 2018 , pp. 517-527.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade