PUBLICIDADE

Cinco livros sobre mulheres e feminino para você colocar na sua lista

A leitura pode ser uma ótima maneira de você trazer compreensão, intimidade e maior conexão com seu corpo e seu potencial

8 mar 2022 09h31
| atualizado em 16/3/2022 às 17h04
ver comentários
Publicidade
Foto: Unplash / Personare

Livros sobre mulheres e feminino podem ser uma ótima maneira de você trazer compreensão, intimidade e maior conexão com seu corpo e seu potencial! Por isso, listamos cinco livros sobre mulheres e feminino de cinco escritoras mulheres para você colocar na sua lista.

Se você quiser saber da importância e de como combinar espiritualidade e ativismo no Dia Internacional da Mulher, veja este artigo aqui.

1) Mulheres que correm com os lobos

Foto: Personare

Escrito por Clarissa Pinkola Estés, Mulheres que correm com os lobos fala de mitos, arquétipos e contos que trabalham a natureza instintiva e selvagem da mulher e de como ela foi "domesticada" ao longo dos anos, punida e perdendo a sua conexão com a natureza. Porém, dentro de cada uma tem esse potencial de resgate do sagrado feminino. Livro interessante para ler em grupo e em rodas de mulheres!

2) Lua Vermelha

Foto: Personare

A menstruação era vista como uma dádiva em tempos remotos! Fonte de poder e de energia criativa, o útero não era somente para criar filhos mas principalmente para gestar criatividade e sabedoria. A autora Miranda Gray resgata a sabedoria do sagrado feminino para mostrar às mulheres como elas podem aceitar a sua natureza cíclica e se reconciliar com esses aspectos- através da mandala lunar, identificando as mudanças e potenciais de cada fase do ciclo e sugestão de partilha e rituais que podem ser feitos. Uma curiosidade: a autora só escrevia esse livro quando estava no seu período de sangramento!

3) A Mulher realizada

Foto: Personare

Também escrito por Miranda Gray, esse livro fala que a partir do conhecimento das quatro fases do ciclo menstrual e seus arquétipos existe potencial para cada fase que não é conhecido e nem explorado atualmente pelas as mulheres. Diferente de outros livros de produtividade, esse ressalta que o ciclo menstrual pode favorecer e muito o processo criativo e de produção ao longo do mês.

4) O mito da beleza

Esse livro aborda a relação entre a beleza e a identidade feminina. A jornalista Naomi Wolf afirma que o culto à beleza e à juventude da mulher é estimulado pelo patriarcado e atua como mecanismo de controle social para evitar que sejam cumpridos os ideais feministas de emancipação intelectual, sexual e econômica conquistados a partir dos anos 1970. Também confronta a indústria da beleza, e aborda distúrbios alimentares, mentais, cirurgias plásticas e pornografia. O Brasil é o campeão mundial de cirurgias plásticas e culto à beleza, daí a importância desse título para que possamos ser mais felizes em nossos corpos!

mito da beleza
mito da beleza
Foto: Reprodução / Personare

5) Codependência nunca mais

Em 1980, após um relacionamento conturbado, a autora Melody Beattie resolveu escrever sobre esse tema, a partir de sua experiência pessoal, acreditando que deveria ser informativo e acolhedor. Ela retrata a codependência como uma condição emocional ou padrão de comportamento disfuncional que usualmente se desenvolve como resultado da exposição de um indivíduo a continuadas situações de opressão e tem como consequência a dificuldade na expressão de sentimentos, incapacidade de discussão direta de problemas e a impossibilidade de construir relações saudáveis. Atualmente é considerada hoje umas das primeiras especialistas a tratar do assunto que ela desbravou da melhor maneira possível, com vivência e amor.

Foto: Reprodução / Personare

O post Cinco livros sobre mulheres e feminino para você colocar na sua lista apareceu primeiro em Personare.

Amanda Regina (amandareginanutri@gmail.com)

- Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

Personare
Publicidade
Publicidade