Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bateu o cansaço? Saiba para onde foi sua energia

Se você está sempre abatido, pode estar gastanto sua disposição em lugares que nunca pensou antes

8 jun 2014 - 14h09
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nada de pular o horário de exercícios para ficar um pouco mais na cama, senão seu corpo se sentirá mais cansado</p>
Nada de pular o horário de exercícios para ficar um pouco mais na cama, senão seu corpo se sentirá mais cansado
Foto: Getty Images

Falta de sono não é a única coisa que está roubando sua energia. Existem pequenas coisas que podem deixar você mental e fisicamente exausto, o que pode tornar ainda mais difícil encarar o dia que vem pela frente.

O site Health.com compilou essas razões escondidas e falou com especialistas para você nunca mais se acabar em café e energético. 

1. Você pula os exercícios

Quando está cansado e falta em uma sessão de musculação ou na aula de spinning pensando em economizar energia na verdade não funciona. E pode ser pior do que simplesmente calçar os tênis e sair da cama. Em um estudo da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, adultos sedentários mas saudáveis que começaram a fazer exercícios três dias por semana, por pelo menos vinte minutos, disseram sentir-se menos fatigados e mais energizados depois de seis semanas. 

Exercitar-se regularmente melhora a força e a resistência, ajudando a fazer seu sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência, levando oxigênio e nutrientes para seus tecidos.

2. Você não bebe água o suficiente

Estar até mesmo só um pouquinho desidratado — cerca de 2% da perda normal de líquidos — pesa nos níveis de energia, diz a nutricionista Amy Goodson, do Texas Health Ben Hogan Sports Medicine, nos Estados Unidos. A desidratação causa redução no volume sanguíneo, deixando o sangue mais grosso. Isso significa que o coração bate com menos eficiência, diminuindo a velocidade com que os nutrientes e o oxigênio chegam aos músculos e órgãos. 

<p>A deficiência de ferro no organismo traz irritação, cansaço e problemas de concentração porque há menos oxigênio chegando às células</p>
A deficiência de ferro no organismo traz irritação, cansaço e problemas de concentração porque há menos oxigênio chegando às células
Foto: Getty Images
3. Você precisa comer mais ferro

Uma deficiência de ferro pode deixá-lo lento, irritável, fraco e com dificuldades de focar. "Isso porque há menos oxigênio chegando aos músculos e às células", diz Goodson. Consuma mais do nutriente para reduzir o risco de anemia: carnes magras, feijão, tofu, ovos (incluindo a gema), vegetais de tom verde escuro, oleaginosas e pasta de amendoim, junto de alimentos com bastante vitamina C (que melhora a absorção do ferro pelo organismo, quando consumidos juntos). 

4. Você é perfeccionista

Lutar para ser perfeito — o que, vamos ser honestos, é impossível — faz com que você trabalhe bem mais pesado do que o necessário, diz a psiquiatra Irene Levine, professora da New York School of Medicine. "Você define objetivos tão surreais que são difíceis ou impossíveis de realizar. No fim, não há aquele senso de auto-satisfação", diz ela. Coloque um limite de tempo para cada projeto e cuide para obedecê-lo. Com o tempo, vai perceber que aquele tempo extra que você dedicava a cada trabalho não estava realmente fazendo diferença.

5. Você faz tempestade em copo d'água

Se cada vez que seu chefe convoca uma reunião você tem certeza de que será demitido, ou nunca anda na rua por medo de ser assaltado, pode estar sempre esperando o pior cenário possível — ou "criando catástrofes imaginárias". Esse tipo de ansiedade pode paralizá-lo e deixá-lo mentalmente exausto. Quando perceber que esse tipo de pensamento está passando pela sua cabeça, respire fundo e pergunte a si mesmo quais a chances disso realmente acontecer. Passear ao ar livre, meditar, fazer exercícios ou desabafar com alguém pode ajudar a mandar a negatividade para longe.

6. Você pula o café da manhã

A comida que você consome dá combustível para seu corpo. Ao dormir, ele continua usando o que você comeu na noite anterior para manter o sangue bombeando e o oxigênio fluindo. Então, ao acordar, você precisa repor a energia com o café da manhã para acelerar o metabolismo — se pulá-lo, vai se sentir lento.

<p>Junki food faz os níveis de açúcar no sangue terem picos altos, seguidos de quedas repentinas; movimento constante pode trazer esgotamento</p>
Junki food faz os níveis de açúcar no sangue terem picos altos, seguidos de quedas repentinas; movimento constante pode trazer esgotamento
Foto: Getty Images
7. Você vive de junk food

Açúcares e carboidratos simples (como aqueles que você encontra em uma caixa de alimento industrializado ou na janela do drive-thru) estão no topo do índice glicêmico, que indica quão rápido os carboidratos aumentam o açúcar do sangue. Picos constantes, seguidos de quedas repentinas, podem causar fatiga ao longo do dia, diz Goodson. Mantenha os níveis de açúcar estáveis com a mistura de proteínas magras e grãos integrais em todas as refeições.

8. Você tem dificuldade em dizer 'não'

Agradar as pessoas o tempo todo geralmente custa caro: tem o valor da sua própria energia e felicidade. Para piorar, você pode se sentir nervoso ou ressentido com o passar do tempo. Não importa se é seu chefe pedindo para você fazer plantão no domingo pela terceira vez no mês ou uma amiga que precisa de ajuda na cozinha, você não precisa dizer que sim. 

9. Você tem um escritório bagunçado

Uma mesa abarrotada de coisas restringe sua habilidade de prestar atenção em uma coisa e limita a habilidade do seu cérebro processar informações, de acordo com um estudo da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Isso significa que, no final do dia, você está mentalmente exausto. 

<p>A mesa desorganizada traz dificuldades de concentração e de processar informações, gerando exaustão mental</p>
A mesa desorganizada traz dificuldades de concentração e de processar informações, gerando exaustão mental
Foto: Getty Images
10. Você usa as férias para trabalhar

Abrir o e-mail quando deveria estar tomando sol na beira da piscina pode deixá-lo prestes a ter um curto-circuito. Desplugar e relaxar de fato permite que seu corpo e sua mente rejuvenesçam e retornem mais fortes ao escritório. Na volta, você estará mais criativo, produtivo e eficiente.

11. Você toma vinho antes de dormir

Sim, uma tacinha de vinho tinto por dia faz bem para o coração. Mas se ela for tomada pouco antes de ir para a cama, pode prejudicar muito sua energia. O álcool inicialmente "deprime" o sistema nervoso central, produzindo um efeito de sedativo. Quando ele é metabolizado, cria um efeito rebote, que gera um impulso abrupto de adrenalina. É por isso que você tem mais chances de acordar no meio da noite depois de beber. 

12. Você checa seus e-mails na cama

A luz ofuscante do tablet, smartphone ou tela do computador pode confundir o relógio biológico do seu corpo ao suprimir a melatonina, um hormônio que ajuda a regular os ciclos de dormir e despertar. O nível de sensitividade aos gadgets varia de pessoa para pessoa, mas em geral é uma boa ideia evitar todo e qualquer tipo de tecnologia de uma a duas horas antes de se enfiar nas cobertas.

13. Você usa cafeína para aguentar o dia

Começar o dia com uma xícara de café quente não é ruim — ao contrário, estudos mostram que tomar até três xícaras por dia pode trazer alguns benefícios ao organismo. Mas usar a cafeína sem limites pode bagunçar seriamente seu ciclo de sono. Ela bloqueia a adenosina, o subproduto de células ativas que faz você dormir.

14. Você fica acordado até tarde nos finais de semana

Passar as madrugadas de sábado e domingo em claro para dormir quando o sol já está nascendo torna mais difícil pegar no sono no domingo à noite — o que significa uma segunda-feira muito sonolenta. Mesmo se você sair para uma noitada, tente acordar perto do horário normal no dia seguinte, e prefira tirar um cochilo de 20 ou 30 minutos à tarde, se estiver muito exausto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade