Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anvisa autoriza Embrapa a pesquisar o cultivo de cannabis

A agência ressalta que a permissão é exclusiva para pesquisa científica e segue regras rigorosas de controle

20 nov 2025 - 11h44
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Anvisa autoriza a Embrapa a realizar pesquisas científicas sobre o cultivo da planta Cannabis sativa, com foco em genética, usos medicinais e pré-melhoramento de fibra e sementes, seguindo rigorosos controles de segurança.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira, 19, uma autorização excepcional para que a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) realize pesquisas sobre o cultivo da planta Cannabis sativa.

Mas os ministros ressaltaram: . "A determinação, vale frisar, não representa que o Supremo esteja legalizando ou liberando o uso de entorpecentes". Apenas tem efeito legal, já que acima dessa quantidade é considerado tráfico.
Mas os ministros ressaltaram: . "A determinação, vale frisar, não representa que o Supremo esteja legalizando ou liberando o uso de entorpecentes". Apenas tem efeito legal, já que acima dessa quantidade é considerado tráfico.
Foto: freepik jcomp / Flipar

A Embrapa justificou o pedido citando o crescente interesse mundial na cannabis, que hoje tem importância econômica, social, ambiental e medicinal. A empresa também reafirmou estar preparada para cumprir todas as exigências técnicas e de segurança definidas pela Anvisa.

Antes de iniciar os estudos, a Embrapa passará por uma inspeção presencial da Anvisa e deverá cumprir uma série de requisitos para garantir segurança e controle do material.

De acordo com a agência, nenhum produto resultante das pesquisas poderá ser comercializado. A Embrapa poderá apenas enviar material vegetal não apto à propagação para outras instituições de pesquisa devidamente autorizadas.

Segundo o relator do processo, o diretor da Quinta Diretoria da Anvisa, Thiago Lopes Cardoso Campos, a autorização reforça o compromisso da Agência com a ciência, a inovação e a segurança sanitária.

"É a ciência quem deve guiar o País. Essa autorização permite que o Brasil produza conhecimento próprio, fortaleça sua autonomia tecnológica e cumpra seu dever com a saúde pública e o desenvolvimento nacional", afirmou.

O diretor destacou ainda que pesquisas voltadas a desafios reais do País são essenciais para gerar tecnologia própria, reduzir dependências externas e aumentar a capacidade do Brasil competir globalmente.

O que a Embrapa vai pesquisar?

A autorização permite que a empresa desenvolva três linhas principais de estudo:

  • Conservação e caracterização de germoplasma (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia). Germoplasma é o material genético da planta, fundamental para estudos e melhoramento genético.
  • Bases científicas e tecnológicas para cannabis medicinal (Embrapa Clima Temperado)
  • Pré-melhoramento de cânhamo para fibras e sementes (Embrapa Algodão)
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade