Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anda se sentindo muito cansada? Pode ser deficiência de ferro

Mulheres em idade reprodutiva são mais propensas a ter baixos níveis de ferro; entenda as causas

10 nov 2023 - 05h00
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem meramente ilustrativa de uma mãe cansada
Imagem meramente ilustrativa de uma mãe cansada
Foto: Drazen Zigic / iStock

Muito comum, a deficiência de ferro pode ser provocada por diversos motivos — causas genéticas, anemias, baixa ingestão do nutriente por meio da alimentação e dificuldade na absorção da substância por conta de doenças gastrointestinais. Há ainda as doenças de ordem ginecológica, que fazem das mulheres em idade reprodutiva as mais propensas a apresentar níveis baixos de ferritina, a proteína de reserva do ferro.

"[É] Por causa dos padrões menstruais", pontua a ginecologista e obstetra Maria Carolina Dalboni em entrevista ao Terra. "Tem aquela perda sanguínea e se ela não tiver uma dieta adequada — principalmente aquelas que fazem bastante atividade fisica —, se elas não se comprometerem a ter uma dieta balanceada, rica em ferro e outros nutrientes, a ferritina vai ser mais baixa".

Também são frequentes os casos de deficiência de ferro na gestação, como acrescenta o também ginecologista e obstetra Domingos Mantelli. O médico explica que, no período, há uma diluição maior da quantidade de ferro presente no corpo em determinada quantidade de sangue. A consequência é a chamada anemia fisiológica ferropriva da gestação.

Quais os níveis ideias de ferro para a mulher em idade reprodutiva?

Segundo a médica Maria Carolina, a taxa deve estar entre 80 e 150. Não se deve ultrapassar esse limite para evitar inflamações no corpo.

Ômega 3 não é para todos; descubra quem pode tomar Ômega 3 não é para todos; descubra quem pode tomar

Quais os riscos associados aos níveis baixos de ferro?

"Uma anemia por deficiência de ferro, com isso dando uma sensação de cansaço, fadiga, palidez... Muitas vezes diminuindo a imunidade, predispondo mais ações infecciosas", ressalta Domingos.

O ginecologista lembra que o ferro é um dos elementos que compõem a molécula de hemoglobina responsável por carregar oxigênio pelo sangue, daí tamanha importância. Tal deficiência pode ainda aprovocar problemas de memória, concentração, apatia e até depressão

Qual o tratamento para deficiência de ferro?

Ambos os médicos esclarecem que o tratamento passa pela suplementação da substância. Isso pode ser feito por medicamentos orais em casos leves ou até uma infiltração endovenosa em casos mais graves. Mas é necessário tratar as causas da deficiência para que o suplemento não seja em vão.

Quais alimentos podem aumentar os níveis de ferro?

Feijão na panela
Feijão na panela
Foto: Christina Rumpf/ Unsplash

O Terra também ouviu a nutricionista Patrícia Alves Soares Lara, especialista em Medicina Biomolecular e Oxidologia. De acordo com ela, boas fontes de ferro incluem o consumo de:

  • carne, como carne bovina e fígado
  • feijões
  • nozes
  • frutas secas, como damascos secos
  • grãos integrais, como arroz
  • cereais matinais fortificados
  • a maioria dos vegetais folhosos verde-escuros, como agrião e couve crespa
Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade