PUBLICIDADE

Agave

23 out 2018 - 07h14
Compartilhar
Exibir comentários

Todo mundo sabe que o açúcar refinado não é saudável e a maioria das pessoas que têm consciência de saúde tentam evitá-lo. Por conta disso, todos os tipos de adoçantes tornaram-se populares, tanto naturais como os artificiais. O agave é uma planta que cresce em grandes quantidades no México. � considerada uma planta medicinal, adoçante e, também pode ser fermentada para a produção da tequila. O adoçante agave vendido atualmente é feito através do tratamento de açúcares com o calor e enzimas, o que destrói todos os efeitos benéficos da planta agave. O produto final é um xarope altamente refinado e não saudável.

O néctar agave é baixo em glicose e, portanto não produz pico de açúcar no sangue. O que o torna um adoçante de baixo índice glicêmico. Os efeitos deletérios do agave normalmente têm muito pouco a ver com o índice glicêmico, mas tudo a ver com as grandes quantidades de frutose. O fígado fica sobrecarregado e começa a transformar a frutose em gordura, o que leva a aumentar os níveis de VLDL e aumentar os triglicerídeos no sangue. Muitos pesquisadores acreditam que alguma gordura pode permanecer no fígado e provocar esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).

Apesar da frutose não aumentar os níveis de açúcar no sangue em curto prazo, pode contribuir para a resistência à insulina quando consumida em grandes quantidades. Isso pode provocar elevações em longo prazo nos níveis de açúcar e insulina no sangue, aumentando fortemente o risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Se você precisa aumentar a â??doçuraâ? da sua dieta, o néctar agave não é a melhor maneira de fazer isso. Outros adoçantes naturais são mais saudáveis e uma melhor opção como a stevia, erititol e xilitol.

Referência

 

http://authoritynutrition.com/agave-nectar-is-even-worse-than-sugar/

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade