PUBLICIDADE

3 receitas com café para dar um gás em seu treino

As receitas com café podem contribuir para um melhor desempenho na hora de se exercitar, graças à presença da cafeína. Confira 3 sugestões!

29 nov 2023 - 14h34
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que, além de serem deliciosas, as receitas com café podem te ajudar a ter um desempenho melhor nos treinos?

Nutricionista ensina receitas com café para dar mais energia no treino
Nutricionista ensina receitas com café para dar mais energia no treino
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Segunda bebida mais popular pelos brasileiros, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o café é um ingrediente que está na despensa da maioria das pessoas e possui diversos benefícios quando consumido da forma correta, incluindo até mesmo mais disposição para se exercitar.

Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo, ressaltou o que a ciência já concluiu até hoje sobre a relação entre este ingrediente e os exercícios físicos, e ainda separou 3 receitas com café ideais para o pré e pós-treino. Confira abaixo!

Benefícios de tomar café

Aumenta a energia

Um fator que não é segredo para ninguém é que a cafeína é uma substância que aumenta a energia. Segundo estudos, a cafeína já está na sua corrente sanguínea cerca de 15 minutos após o consumo. Uma vez nela, a pressão sanguínea e frequência cardíaca aumentam, os depósitos de gordura são decompostos e os ácidos graxos são liberados na corrente sanguínea, dando muita energia e chegando em seu pico de 40 a 80 minutos após o consumo.

Ajuda a queimar gordura

Outro poder do café é na queima de gordura. De acordo com uma pesquisa do National Library of Medicine, consumir café antes de treinar resulta em uma queima mais eficaz durante o treino. E isso continua por várias horas após o exercício, já que o metabolismo, que é a capacidade do organismo de realizar processos como queima de células de gordura, é acelerado.

"O café coado possui apenas cafeína e, caso não seja adoçado, ele tem um total de 0 calorias além de ser um importante aliado na queima de gordura. Mas é importante frisar que o café é um aliado e não o principal fator. Para um resultado adequado e saudável é imprescindível a opinião do nutricionista", ressalta Fúlvia.

Melhora o desempenho

De acordo com a posição da International Society of Sports Nutrition, a cafeína é eficaz para melhorar vários tipos de desempenho quando consumida em doses baixas a moderadas. Para chegar a essa conclusão, a associação tem como base uma série de estudos científicos que mostram que o ativo ajuda a correr mais rápido, pedalar por mais tempo, pular mais alto e até levantar mais peso. E isso se mostra mais eficaz com a cafeína vinda do café e não isolada em suplementos.

Promove melhor concentração

Quando o pensamento é aguçado, os exercícios tornam-se mais produtivos e eficazes. Uma outra pesquisa mediu os efeitos cognitivos da cafeína em atletas. Os que consumiram cafeína antes de um treinamento físico intenso mostraram melhora na concentração e, consequentemente, na capacidade de sustentar mais intensidade nos exercícios.

Reduz a dor muscular

Consumir café pode reduzir a dor muscular pós-treino e encurtar o tempo de recuperação. Isso porque os antioxidantes da bebida atuam nos radicais livres que causam inflamação no corpo, segundo mostra pesquisa publicada na Academy of Nutrition and Dietetics.

"É importante alertar que mesmo trazendo super benefícios, a cafeína também pode gerar ansiedade e insônia. Por isso, é importante entender melhor o seu corpo antes de colocá-la em sua rotina", ela ressalta.

"O ideal é que para um adulto, a quantidade máxima de cafeína seja de 400 mg por dia. Mas claro que isso também vai depender do volume corporal de cada indivíduo", completa.

Receitas com café para o treino

Shake de café energético

Ingredientes

4 colheres (chá) de café solúvel puro;

3 colheres (chá) de cacau em pó;

2 xícaras (chá) de leite desnatado;

1 colher de sobremesa de pasta de nuts

1 colher (sopa) de linhaça;

Canela, adoçante e cubos de gelo a gosto.

Café termogênico

Ingredientes

1 xícara de café solúvel (na intensidade que te agradar) preparado com água quente;

1 colher (sopa) de óleo de coco;

1 colher (café) de canela em pó;

Gengibre a gosto.

Café gelado com banana

Ingredientes

1 banana média;

1 xícara de café coado gelado;

1 xícara de café coado em temperatura ambiente;

Canela e adoçante (a gosto).

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade