PUBLICIDADE

Especialistas apontam os benefícios da yoga para a saúde mental

A yoga é uma prática milenar associada a inúmeros benefícios à saúde, especialmente o combate ao estresse e ao equilíbrio emocional

21 jun 2023 - 17h01
(atualizado às 22h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O Dia Internacional do Yoga (21/06) surgiu em dezembro de 2014, sob criação da ONU e sugestão da Índia, onde nasceu a filosofia há mais de cinco mil anos. Nos últimos anos, no entanto, a prática se tornou uma febre no Brasil e no mundo. Com isso, ela começou a fazer parte da rotina de muitas pessoas. 

Famosas como Beyoncé, Jennifer Aniston, Gisele Bündchen, Jade Picon, Grazi Massafera e Sabrina Sato , por exemplo, são praticantes do yoga e mostram seus impactos positivos em suas redes sociais. Entre eles, está a melhora e o equilíbrio da saúde mental.

Como a yoga contribui para a saúde mental?

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, o yoga pode contribuir para o bom funcionamento do cérebro e auxiliar no processo de construção da saúde mental. 

De acordo com a professora de yoga e head coach do Vidya Studio, Isabela Kimura, a prática permite que a atenção e foco sejam trazidos ao momento presente. Isso ajuda a diminuir as flutuações mentais e possibilita a vivência da experiência completa. Além disso, a técnica também auxilia no ganho de flexibilidade e maior consciência corporal. 

"Pode-se dizer que, a curto prazo, a prática proporciona uma sensação de bem-estar e calma, alongando músculos tensionados, o que propicia o relaxamento corporal. A longo prazo, o praticante conquista flexibilidade, tônus muscular, consciência respiratória e ainda desenvolve uma jornada de autoconhecimento, influenciando diretamente em sua saúde mental", afirma a especialista. 

Segundo ela, o yoga também ajuda na diminuição da ansiedade e estresse, proporcionando melhor qualidade do sono e maior produtividade nas atividades diárias. Com isso, a prática auxilia até mesmo na perda de peso, quando combinada a uma alimentação focada no emagrecimento.

Combate ao estresse e ao desequilíbrio emocional

Thais Galassi, mentora de inteligência emocional e líder de audiência no Spotify com o podcast mais ouvido do Brasil sobre saúde mental, explica que a yoga é uma excelente arma para combater o estresse.

Isso porque a prática trabalha com técnicas de respirações profundas e de relaxamento. O método ajuda a diminuir a produção de hormônios como o cortisol (causador do estresse), e aumentar a produção de hormônios relacionados ao bem-estar, como a serotonina. Por isso, a yoga também está muito associada à melhora do equilíbrio emocional. 

"Ela ajuda a regular as emoções, tendo a maior consciência da sensações internas, e no desenvolvimento de consciência plena e clareza mental. Isso porque as posturas promovem atenção total na respiração. Além disso, a prática direciona a atenção para o momento presente, eliminando o excesso do passado e da preocupação com o futuro", completa. 

De acordo com Thais, a prática ainda auxilia pessoas que sofrem com ansiedade, depressão e desafios emocionais, aumentando a autoestima, melhorando o foco, a memória e a concentração, auxiliando também quem sofre de hiperatividade e transtorno de déficit de atenção (TDA).

Há alguma contraindicação?

Isabela salienta que qualquer pessoa pode praticar yoga, pois não existem contraindicações. No entanto, é importante verificar com um médico, caso haja algum problema de saúde, para analisar se a prática precisa ser adaptada ou suspensa temporariamente.

Isabela recomenda entre uma ou, no máximo, duas horas de yoga por dia. Porém, se não houver muito tempo livre na rotina, as práticas de 20 minutos são ideais e já ajudam muito. Além disso, é possível potencializar os efeitos do yoga por meio da frequência e inclusão dos ensinamentos da prática no cotidiano. "Exercitar o estado de presença, concentração, flexibilidade, resiliência e respeito, são ótimas formas de alcançar uma boa saúde mental", complementa.

Para Isabela, o Dia Internacional do Yoga é uma das formas para conscientizar as pessoas da importância do autocuidado e autoconhecimento. "Reconhecer o quanto é necessário respirar de forma consciente e presente, dar pausas ao decorrer do dia para se observar, sem pressa, e analisar os sentimentos de maneira acolhedora pode ser algo transformador. São essas pequenas ações que ajudam as pessoas a terem uma mente mais calma e saudável", finaliza. 

Especialistas apontam os benefícios da yoga para a saúde mental -
Especialistas apontam os benefícios da yoga para a saúde mental -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia
Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade