Saiba de uma vez por todas qual é a pressão arterial que um adulto deve ter
Levando em consideração a diversidade de pessoas, existe uma variação quanto ao que é considerado uma pressão normal
Um dos maiores riscos para a nossa saúde, principalmente à medida que envelhecemos, é o aparecimento de doenças cardiovasculares. Monitorar o desenvolvimento desses problemas nem sempre é fácil, mas uma das maneiras de se fazer isso é medindo e acompanhando a pressão arterial.
A pressão arterial nada mais é que o nível de pressão com que o seu sangue circula através dos vasos sanguíneos. Ela é utilizada para avaliar o estado de saúde do sistema cardiovascular e a pressão alta (hipertensão) está associada a falhas desse sistema. Em termos práticos, o aumento da pressão se deve à contração dos vasos por algum motivo, fazendo com que o sangue tenha menos espaço para circular.
Por isso, é importante acompanhar e estar atento à pressão arterial, pois essa medida é o que permite que os profissionais da saúde observem e intervenham preventivamente para evitar doenças que ameacem a vida — uma vez que a hipertensão está entre as principais causas de morte, principalmente entre os idosos.
Antigamente, a pressão arterial era comumente medida com esfigmomanômetros de mercúrio, que hoje já são substituídos pelos aparelhos medidores de pressão eletrônicos, de encaixar no pulso. Por isso que a unidade de medida utilizada para aferir a pressão arterial chama-se milímetros de mercúrio (mmHg).
...
Veja também
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Hipotensão: o que é, tipos, sintomas e como tratar
Nunca mais passe mal: esses 4 cuidados vão te ajudar a lidar com a pressão baixa no verão
As 10 piores comidas que você pode comer para a sua saúde e o que você pode consumir no lugar delas
Como tomar chá de hibisco para baixar pressão? Médico explica como incluir a bebida na rotina