Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reino Unido planeja proibir a venda de energéticos para menores de 16 anos; entenda

O governo britânico abriu uma consulta pública para verificar a opinião de pais, jovens e profissionais sobre a proposta

4 set 2025 - 15h03
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Reino Unido está avaliando uma medida que irá proibir a venda de energéticos para menores de 16 anos na Inglaterra. Na última quarta-feira, foi aberta uma consulta pública, que ficará disponível até 26 de novembro de 2025, para os cidadãos opinarem sobre a medida.

O governo britânico abriu um consulta pública para verificar a opinião de pais, jovens e profissionais sobre a proibição dos energéticos
O governo britânico abriu um consulta pública para verificar a opinião de pais, jovens e profissionais sobre a proibição dos energéticos
Foto: Pexels/Erik Mclean / Bons Fluidos

Por que proibir o energéticos?

A proposta, planejada pelo Department of Health & Social Care (DHSC), surgiu após o aumento do consumo da bebida por jovens no país. Um levantamento publicado no National Institutes of Health (NIH) aponta que ao menos 30% dos adolescentes costumam ingeri-la.

Assim, como consequência, também houve o crescimento de problemas de saúde e comportamentais, como obesidade, ansiedade, problemas de concentração e distúrbios do sono. Estudos ainda associam a bebida à doenças cardíacas, como arritmias e infarto.

Esses fatores acenderam um alerta para as autoridades, que agora planejam banir a venda de energéticos com mais de 150 miligramas de cafeína para adolescentes. O objetivo principal objetivo, de acordo com a DHSC, é "criar a geração mais saudável de crianças da história do país".

Atualmente, a proibição já está presente em grandes redes de supermercados. Se aprovada, contudo, irá abranger todos os tipos de estabelecimentos, bem como vendas online e máquinas automática. Dessa forma, com a implementação, os comércios que descumprirem a regra pagarão multas de até £2.500.

"Como podemos esperar que as crianças tenham um bom desempenho na escola se tomam o equivalente a um expresso duplo diariamente? As bebidas energéticas podem parecer inofensivas, mas o sono, a concentração e o bem-estar das crianças de hoje estão sendo afetadas, enquanto as versões com alto teor de açúcar danificam os dentes e levam a obesidade", afirmou o secretário de saúde do Reino Unido, Wes Streeting. 

Grávidas podem beber energético?

Na correria da vida moderna, não é raro sentir o corpo pesado, a mente cansada e a disposição em queda. O excesso de tarefas, compromissos e preocupações faz com que o cansaço se torne um companheiro constante. No entanto, além de descanso adequado e boas noites de sono, a alimentação tem papel essencial na forma como sentimos energia e disposição ao longo do dia. Confira a matéria completa. 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade