Praticar esportes ajuda a criar e fortalecer relacionamentos, apontam psicólogos
As atividades em grupo favorecem a socialização e a sensação de pertencimento, prevenindo o desenvolvimento de transtornos mentais
Um novo hábito vem se popularizando cada vez mais: a formação de grupos para praticar atividades físicas, como corridas, beach tennis ou ciclismo. O principal objetivo costuma ser estimular os cuidados com a saúde. No entanto, além da motivação, psicólogos apontam que os esportes ajudam a criar e fortalecer relações, gerando benefícios também para o emocional.
O poder dos esportes
De acordo com especialistas, em todas as idades, as atividades físicas em grupo favorecem a socialização. Como consequência, ajudam a lidar com desafios, proporcionam a sensação de pertencimento e melhoram a autoestima. Por isso, são recomendadas principalmente para adolescentes, fase da vida em que há maior risco de isolamento e desenvolvimento de transtornos mentais.
Nesses casos, os esportes atuam como métodos de prevenção. Eles ainda influenciam a construção da personalidade. "São muitos positivos para treinar as habilidades do adolescente. Não apenas habilidades sociais, mas também de interação, comunicação, de moral, de estruturas, de limites, de lidar com frustração de canalizar as emoções para um espaço onde elas podem ser extravasadas", explicou o psiquiatra AlaorCarlos de Oliveira Neto.
Além disso, os exercícios, quando praticados com familiares ou amigos, fortalecem os vínculos. Assim, as interações se intensificam, ocorrendo não apenas durante as atividades físicas, como nos momentos de lazer e no cotidiano em casa. Segundo os profissionais, essa pode ser uma forma eficaz de aproximar pais e filhos.
Como a atividade física ajuda no combate à depressão?
Cuidar da saúde mental é urgente. A depressão, que já afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, é considerada uma das maiores causas de afastamento e adoecimento da atualidade. Diante deste cenário, uma pesquisa realizada pela Universidade Vrije, na Holanda, trouxe uma descoberta animadora: a prática regular de exercícios físicos, especialmente a corrida, pode ser extremamente eficaz no tratamento da depressão e ansiedade. Confira a matéria completa.