6 cuidados que gestantes precisam ter no verão
Especialista cita 6 tipos de cuidados
Veja como se proteger no período mais quente do ano
O verão é uma estação do ano onde muitos buscam aproveitar os dias ensolarados com muito lazer, seja por atividades em parques, idas a praias ou a shoppings. Algumas gestantes usam desse período para diminuir os momentos de angústia ou ansiedade que passam nos meses de gravidez. Mas certas práticas, porém, precisam de um olhar mais rígido para não resultarem em problemas futuros com elas ou com os bebês.
Segundo Jéssica Nunes Moreno, da Cuidare Brasil, especialista em Urgência e Emergência, os cuidados precisam ser redobrados para as grávidas, conforme as semanas de gestação. "A melhor época para poder aproveitar os momentos do dia sem sentir tanto é no segundo trimestre de gravidez. Já que o corpo começa a se acostumar a ter um pequeno ser-humano sendo 'moldado'. Isso não invalida que a atenção precisa ser intensa para não causar complicações", explica.
Vamos aos cuidados para as gestantes
Por isso, a especialista cita 6 tipos de cuidados que as gestantes precisam ter no verão:
1 - Se precaver com alimentos externos:
O verão é uma época propícia para sair de casa, visitar outros lugares e aproveitar o sol, o que inclui muitas vezes a escolha por se alimentar em bares, barracas e quiosques. Por isso, tome cuidado ao fazer uma refeição externa. Já que certos tipos de alimentos, como a maionese, tendem a estragar mais rápido através do calor e resultarem em problemas de saúde.
2 - Se atentar ao desgaste: gestantes se cansam mais rápido que o normal
Durante a gestação, as grávidas tendem a se cansar mais rápido que o comum, muito pelo fato do corpo aumentar a circulação de sangue, os batimentos cardíacos e dividir a quantidade de oxigênio. Priorize nos momentos de lazer - caseiros ou externos - locais que disponibilizem banquinhos, cadeiras ou outras opções de assentos.
3 - Usar repelente de forma constante:
O verão é uma época em que há uma maior propagação de mosquitos, dos mais 'inofensivos' aos mais perigosos, como o Aedes aegypti. Mantenha sempre um repelente no bolso e use frequentemente em casa, parques ou ambientes com maior concentração de insetos.
4 - Ter sempre uma companhia por perto:
Dependendo das semanas de gestação, é comum que a gestante sofra com a perda de equilíbrio, muito em função da mudança que a curvatura da coluna faz. Por isso, fique sempre acompanhada por algum amigo, familiar, para não sofrer um tombo e prejudicar o desenvolvimento do bebê. Também evite o uso de salto alto.
5 - Manter uma hidratação constante:
Assim como falado no segundo tópico, por estar gerando um novo ser, o seu corpo passa a dividir a distribuição do sangue e faz com que a circulação aumente, além da retenção de líquidos. Beba bastante água para evitar sentir-se mal durante o verão.
6 - Evitar ambientes com multidões:
O período de gestação é voltado a mudanças no corpo, adaptação do organismo e, principalmente, sensibilidade a certos estímulos externos, como esbarrões e outros tipos de atos involuntários que dependendo da força podem pôr em risco a integridade do feto. Evite lugares com uma grande aglomeração de pessoas, como praias e outros locais constantemente acessados nessa estação do ano.