Pouca gente sabe, mas o corpo também perde colágeno nessas 3 áreas sem a gente perceber, diz dermatologista
Além da pele: descubra as áreas do corpo que perdem colágeno sem você nem notar e aprenda como tratá-las corretamente.
Pouca gente imagina, mas o colágeno, essa proteína conhecida por manter nossa pele firme e com aparência jovem, também pode faltar em áreas inesperadas do corpo, além da pele. E o pior: nem sempre percebemos que essa perda está acontecendo.
Segundo a dermatologista Letycia Lopes, existem três regiões específicas do corpo que acabam ficando sem essa proteína com o tempo, e esse desgaste pode impactar não só a aparência da sua pele, mas também sua saúde física. Descubra quais são essas áreas e como cuidar delas corretamente.
Leia mais: Melhor colágeno para depois dos 50: o que tomar para pele boa e juntas renovadas
Como acontece a perda de colágeno, segundo especialista
A diminuição da produção das fibras de colágeno e elastina começa a partir dos 25 anos, e os sinais incluem a perda de firmeza, elasticidade e viço da pele. A dermatologista explica que esse processo se intensifica com a idade:
"A partir dos 50 anos, o corpo passa a perder colágeno em um ritmo maior, e esse déficit pode chegar a uma taxa de 30% ou mais. Isso acontece principalmente nas mulheres, devido às alterações hormonais da menopausa", afirmou.
Com a menor produção de colágeno, as rugas, a flacidez e o "derretimento" facial tornam-se ainda mais acentuados. No entanto, existem regiões do corpo onde ocorrem essas mudanças relacionadas a esse processo de envelhecimento, mas que muitos desconhecem.
Conheça 3 áreas onde a perda de colágeno ocorre sem a gente perceber
1. Nariz
...
Veja também
Rugas: o que são, causas, tipos e tratamentos
Melhor colágeno para depois dos 50: o que tomar para pele boa e juntas renovadas
Não é só a bochecha que some: 5 mudanças que fizeram você perder seus traços de adolescente
Rugas no pescoço: cirurgião plástico entrega o que seus clientes fazem para rejuvenescer