Pouca gente sabe, mas existe um exame que previne o câncer que matou Preta Gil: "detecta anos antes o que poderia gerar a doença", diz médico
Muita gente só procura ajuda quando já tem sintomas — mas um exame simples pode evitar tudo isso. Saiba quando e por que fazer.
Neste domingo, 20 de julho, a cantora Preta Gil morreu aos 50 anos por complicações de um câncer colorretal, contra o qual vinha lutando desde 2023. Essa doença, que afeta mais de 150 mil pessoas por ano no Brasil, pode ser prevenida com um exame disponível pelo SUS — mas ainda pouco conhecido fora dos consultórios médicos.
Ese tipo de tumor costuma dar sinais muito antes de se tornar grave e com a realização desse exame, as chances de cura aumentam: "É possível identificar alterações no intestino anos antes de a doença se manifestar", afirma Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião geral e oncológico, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Leia mais: Câncer de cólon e reto: sedentarismo e dieta rica em carne vermelha podem aumentar risco
Esse é o exame que previne o câncer colorretal
A colonoscopia ainda é pouco popular entre os exames de rotina, mas pode representar a diferença entre um diagnóstico precoce e uma batalha difícil contra o câncer colorretal. "O mais importante é que as pessoas entendam a importância de realizar a colonoscopia e não deixem de fazê-la assim que tiverem indicação médica", alerta Arnaldo Urbano Ruiz.
...
Veja também
Câncer de cólon: o que é, sintomas e tratamento
Três sintomas que geralmente aparecem antes de um diagnóstico de câncer colorretal
Kate Middleton: os tipos de câncer mais comuns para mulheres dessa idade
Março Azul-Marinho reforça a conscientização e prevenção no combate contra o câncer colorretal