Pessoas que não receberam muitos elogios na infância frequentemente apresentam esse comportamento, de acordo com a psicologia
O que aprendemos quando crianças, replicamos quando adultos, por isso é importante que nossos filhos sintam que estamos atentos e interessados em suas conquistas.
Tudo o que fazemos como pais influencia nossos filhos, para o bem ou para o mal. Isso é algo com que todo psicólogo ou especialista em parentalidade concorda. Nos primeiros seis anos de vida, adquirimos 80% do aprendizado emocional que repetiremos na vida adulta. Segundo especialistas , é durante a infância que ocorre o primeiro estágio do desenvolvimento emocional, no qual as crianças aprendem a reconhecer e expressar suas emoções. Elas começam a nomeá-las e identificá-las, e a regulação emocional também se desenvolve, para a qual nós, como pais, podemos contribuir por meio da corregulação.
Segundo a Dra. Yasmine Liénard, psicoterapeuta cognitivo-comportamental, demonstrar atenção às crianças é vital e necessário para o seu progresso emocional. O incentivo que recebemos quando crianças, na forma de elogios, é fundamental para o desenvolvimento da confiança e da autoestima.
"O incentivo dos pais demonstra que eles estão atentos e entusiasmados com as conquistas dos filhos", explica Liénard, e é muito importante porque "encorajar o progresso de uma criança a estimula e a encoraja a ter um desempenho melhor no futuro". E o que acontece se não o fizermos? As crianças podem crescer com deficiências emocionais e sentir um certo abandono e desinteresse da nossa parte.
O que o especialista afirma é que "se os pais podem demonstrar certa forma de negligência, é porque eles próprios não foram incentivados ou elogiados durante a infância. Eles então reproduzirão esses comportamentos com ...
Matérias relacionadas