Perfume íntimo faz mal? Especialista explica
Saiba os riscos de usar o perfume íntimo e confira dicas para utilizar esse tipo de produto com mais segurança
O perfume íntimo se tornou um produto muito falado e procurado, especialmente após a cantora Anitta lançar seu produto, o Puzzy. Usado principalmente em momentos eróticos, esse tipo de perfume vem fazendo sucesso entre as mulheres.
Apesar de toda a febre, o perfume íntimo pode causar problemas. Segundo Dra. Débora Maranhão, ginecologista do Hospital Santa Catarina, um desses riscos é mudança do pH da região vulvar e vaginal. "Isso pode levar a doenças como candidíase (causando coceira e corrimento) ou vaginose bacteriana (odor forte da região com corrimento acinzentado e bolhoso)", diz a especialista.
Além disso, alguns componentes da fórmula desses perfumes ainda podem causar alergias, fazendo com que a pessoa tenha coceira local e vermelhidão. Ou seja, o melhor é evitar usar, especialmente como algo recorrente.
"Não se aconselha o uso de perfumes íntimos de rotina, pois a vagina tem um cheiro próprio e uma microbiota muito delicada que pode se alterar facilmente levando a corrimentos, coceiras e incômodos locais", completa a Dra. Débora.
Use com mais segurança
Ainda que não seja recomendado para a saúde vaginal, existem formas de tentar minimizar os riscos do perfume íntimo. A especialista orienta, por exemplo, testar uma pequena quantidade na lateral da vulva e só utilizá-lo caso não tenha reação.
Dra. Débora também ressalta que o fato de não fazer bem usar perfumes íntimos não significa que o melhor seria usar algum outro tipo de perfume na região. Por isso, caso queira usar algum, use o que é específico para a área íntima mesmo.
"Todos podem causar os problemas relatados acima. Porém, ao utilizar perfumes íntimos já se imagina que suas fórmulas são mais neutras e próximas ao pH vaginal. Assim, é importante lembrar que se a mulher quiser utilizar substâncias para alteração do odor vulvar, dê preferência aos perfumes íntimos, feitos com esse objetivo. Não utilize perfumes convencionais com álcool, pois os mesmos além das alterações já mencionadas podem causar extrema ardência e vermelhidão local", alerta.
Dica extra
Por fim, uma dica para quem quer apimentar um pouco a relação sem correr os riscos trazidos pelo perfume íntimo. Existem perfumes corporais que também têm como objetivo ter um cheiro mais voltado para o erótico.
Então você pode deixar outras partes do seu corpo com um cheiro sensual, sem ser necessário passar um produto em áreas íntimas e mais sensíveis.