Pais de crianças resilientes evitam essa frase. Parece inofensivo, mas impede que eles tenham sucesso quando forem mais velhos
Segundo diversos psicólogos, essa frase pode prejudicar o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças.
Adam Galinsky é psicólogo social e vice-reitor de Diversidade, Equidade e Inclusão na Columbia Business School, onde leciona Liderança e Ética. Sua pesquisa se concentra em liderança, tomada de decisões e sucesso, e ele acaba de publicar um livro sobre os impactos da comunicação, muitas vezes despercebidos. Em Inspire: O Caminho Universal para Liderar a Si Mesmo e aos Outros, ele explica como certos comentários aparentemente inofensivos podem ter efeitos negativos, especialmente na relação entre pais e filhos, já que as crianças estão em pleno desenvolvimento.
Uma dessas frases, segundo o próprio Galinsky afirmou em entrevista à CNBC Make It, é amplamente utilizada pelos pais, sem que percebam o impacto que ela pode ter na confiança dos filhos. Como ele destaca: "Tentamos usá-la de forma motivadora, mas não percebemos o quanto pode ser prejudicial para as crianças". Essa frase costuma ser dita quando os pais querem corrigir um comportamento: "Estou decepcionado com você".
O impacto da frase "Você me decepcionou" na inteligência emocional das crianças
...
Veja também