Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Otoplastia é a melhor maneira de corrigir a "orelha de abano"

O formato desproporcional da orelha pode ser motivo de bullying ou causar problemas de autoestima em crianças e adolescentes. A Cirurgia de Otoplastia, realizada pelo SUS, deve ser feita na primeira infância

4 fev 2025 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

Um problema estético, que atinge parte da população, tem solução: a cirurgia de Otoplastia, que corrige a chamada "orelha de abano". O SUS realiza esse procedimento, preferencialmente na primeira infância. Trata-se de uma cirurgia de baixa complexidade, com recuperação rápida em que a cicatriz fica quase imperceptível. Essa condição genética atinge 5% da população do país, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Freepik
Freepik
Foto: Revista Malu

Só a cirurgia resolve!

É possível perceber as orelhas proeminentes das crianças desde as primeiras semanas de vida. A deformidade deixa as orelhas abertas, muitas vezes sem as dobras da cartilagem e mais distantes da cabeça, chamando a atenção das pessoas.

Técnicas caseiras como faixas e adesivos para colar a orelha não resolvem o problema, sendo indicada a cirurgia de Otoplastia em crianças a partir de 4 anos, nela o cirurgião plástico reposiciona as orelhas próximo à cabeça. "Muito mais que estética, essa cirurgia de correção previne o bullying e evita que as crianças tenham comprometimento no relacionamento interpessoal na escola e diminuição da autoestima, uma vez que outras crianças acabam brincando e apelidando quem sofre com essa condição", explica o cirurgião plástico, Dr. Tárik Nassif.

Casos famosos

Recentemente a Influenciadora Dani Cabrera contou que essa cirurgia era o sonho de sua filha mais velha, Manu. Segundo a influenciadora, após o procedimento a filha ficou radiante. A atriz Fiorella Mattheis também contou em suas redes sociais que fez a cirurgia de Otoplastia aos 9 anos. A postagem rendeu muitos comentários, algumas pessoas relataram inclusive que não sabiam que essa operação pode ser feita na infância.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade