Os especialistas são claros: esta é a atividade que ajuda a melhorar a memória e a criatividade depois dos 50
Cozinhar desperta os sentidos, estimula a criatividade e contribui para manter-se ativo.
A aposentadoria é o momento em que você finalmente pode se dar ao luxo de fazer o que quiser. Não há mais horários fixos nem rotinas impostas, e o tempo livre se transforma em uma oportunidade para explorar novos hobbies. É a fase ideal para se reinventar e descobrir novas atividades que ajudem a organizar os tão desejados momentos de lazer.
Para preencher o tempo que o trabalho deixou para trás, é essencial encontrar ocupações que mantenham a mente ativa e ajudem a evitar perdas de memória, redução da capacidade física ou cognitiva, falta de energia e até a sensação de isolamento social, que muitas pessoas enfrentam nessa fase da vida.
Afinal, após a aposentadoria, temos muitos anos pela frente para desfrutar da boa saúde e, na maioria dos casos, de uma situação financeira mais estável. Entre tantas opções, há uma atividade que não apenas é prazerosa, como também estimula a criatividade e melhora o bem-estar mental de quem tem mais de 65 anos. Caminhar? Cuidar do jardim? Passar tempo com os netos? Não. O que mais ativa o cérebro, segundo especialistas e estudos científicos, é começar a cozinhar.
Leia também: O envelhecimento não é progressivo e ocorre em três idades diferentes. A primeira chega mais cedo do que pensávamos
Cozinhar desenvolve a criatividade
...
Veja também
Sou médico e estes são os três hábitos que sempre indico aos meus pacientes que querem viver mais
Amizade com o ex: é melhor ter ou não ter? Essa psicóloga responde o que é mais indicado