O que significa sentir arrepios ao ouvir música? Veja o que diz a ciência
Pesquisadores apontam que os calafrios são desencadeados pelo frisson, uma condição responsável por afetar cerca de 50% das pessoas
Você já sentiu arrepios enquanto escutava música? Muitos acreditam que é algo comum, que ocorre quando a letra ou a melodia nos emociona. Especialistas, contudo, apontam que a reação é desencadeada pelo frisson, responsável por afetar cerca de 50% das pessoas.
O que causa os arrepios?
Para entender melhor o reflexo, um estudo realizado por pesquisadores da University of Southern California reuniu um grupo de 20 pessoas, pediu que ouvissem suas canções favoritas e apertassem um botão caso tivessem calafrios. Enquanto isso, os especialistas analisavam os cérebros dos participantes por meio de exames de ressonância magnética.
A pesquisa, então, identificou uma diferença na mente daqueles que sentiram os arrepios: a quantidade de fibras responsáveis por conectar o córtex auditivo às emoções era significativamente maior. Assim, as diferentes regiões do sistema nervoso conseguiam se comunicar melhor e propiciar sensações extremas, ocasionando o frisson.
De acordo com os profissionais, apesar de estar mais atrelada ao campo musical, a condição também pode ocorrer quando uma pessoa observa obras de arte, filmes, peças ou até a natureza. No caso das canções, no entanto, está relacionada ao momento em que somos surpreendidos.
Por isso, há a possibilidade de que aconteça quando há uma mudança no tom, na melodia ou no volume. Muitos relatam a presença dos arrepios ao sentir que a letra os impactou emocionalmente, remetendo a alguma experiência pessoal.
O que a condição revela e possíveis benefícios
Ainda não existe um consenso sobre quais são os efeitos do frisson para o corpo. Entretanto, estudos afirmam que a condição estimula a produção de dopamina, aliviando o estresse e melhorando o humor. Ou seja, na opinião de profissionais, ela atua como uma método terapêutico.
Além disso, outros levantamentos mapearam as principais caraterísticas das pessoas que sentem os calafrios emocionais. Eles sugerem que, em maioria, esses indivíduos costumam ser mais empáticos, criativos e abertos a novas experiências.