O que significa não conseguir esquecer alguém do passado, segundo a psicologia?
Apego ao passado pode revelar emoções não elaboradas e influenciar decisões e vínculos atuais
Alguns momentos e pessoas são, naturalmente, marcantes na nossa vida e deixam lembranças que seguem ao longo do tempo. Em muitos casos, essas memórias viram apenas parte da história. Em outros, a presença de alguém do passado insiste em permanecer, mesmo anos depois do fim de uma relação ou de um ciclo importante.
Esse apego pode gerar dúvidas, frustração e até atrapalhar novos relacionamentos. Mas, afinal, o que significa não conseguir esquecer alguém que faz parte do passado? Entenda o que a psicologia diz sobre isso.
Saiba mais: O que significa rir em momentos inadequados, segundo a psicologia?
O que significa não conseguir esquecer alguém do passado?
De acordo com a psicóloga Denise Milk, a lembrança de uma pessoa pode permanecer por causa do significado emocional que aquela relação teve em um determinado momento da vida. Esse vínculo costuma ficar associado a fases de construção da identidade, sensação de pertencimento, reconhecimento ou segurança emocional, o que ajuda a explicar por que a memória continua tão presente mesmo com o passar do tempo.
"A mente não insiste no passado por nostalgia gratuita. Ela insiste quando algo ali não foi simbolicamente encerrado: uma expectativa frustrada, uma versão de si que não se realizou, uma história que terminou sem elaboração emocional. Em termos psicológicos, não é apego à pessoa, é apego ao sentido que ela representou", afirma.
...
Veja também
O que significa quando uma pessoa encara muito ao conversar, de acordo com a psicologia?
O que significa não conseguir esquecer alguém do passado, segundo a psicologia?