Nutrólogo cita os dois principais riscos do bulking
Muitos são atraídos pela proposta dessa dieta nas redes sociais
A dieta bulking desperta curiosidade entre jovens e entusiastas do fitness, que desejam ganhar peso e massa muscular rapidamente. A diferença é que muitas pessoas desconhecem certos detalhes e nesse sentido o nutrólogo Dr. Ronan Araujo vai citar os dois principais riscos do bulking.
Os dois principais riscos do bulking
Ganho excessivo de gordura
É o principal risco caso não aconteça monitoramento. O estudo do Journal of the International Society of Sports Nutrition aduziu que em muitos casos o bulking sem supervisão profissional leva a um aumento indesejado no percentual de gordura corporal, além de problemas metabólicos.
Comportamentos alimentares desordenados
A pressão para ganhar peso rápido leva a uma relação disfuncional com a comida, o que impacta negativamente a saúde mental e física. O consumo excessivo de alimentos processados e ricos em calorias eleva o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Vetos sobre o bulking
Iniciantes na musculação devem evitar o bulking sem a orientação adequada. O motivo é a falta de experiência para manejar a dieta e o treinamento. Isso pode resultar em ganho excessivo de gordura e possíveis lesões.
"Pessoas com condições de saúde pré-existentes, como problemas metabólicos ou cardiovasculares, devem ser cautelosas e buscar orientação médica antes de adotar essa dieta. Jovens em desenvolvimento, cujas necessidades nutricionais e hormonais ainda estão evoluindo devem evitar o bulking sem supervisão profissional", explicou o profissional.
Palavra final
"O bulking pode ser uma ferramenta poderosa para o aumento de massa muscular, mas não é uma solução única. É essencial abordar essa dieta com cuidado, entender suas próprias necessidades, limitações e buscar a orientação de profissionais de saúde e nutrição. Dessa forma, os ganhos musculares podem ser alcançados de maneira saudável e sustentável", encerrou o Dr. Ronan Araujo.